INTERNACIONAL

Egito

Novo ataque contra os cristãos

Por Filipe David
01 de junho de 2017

29 são mortos em atque promovido por grupo de homens armados no egito 

Rádio Vaticano

Um novo ataque contra os cristãos coptas do Egito deixou 29 mortos e 22 feridos. O atentado ocorreu na sexta-feira, 26. As vítimas eram peregrinos que iam de ônibus a um monastério em Minya. Três veículos foram parados por um grupo de oito a dez homens armados, vestindo máscaras e uniformes militares.

Muitos dos passageiros foram obrigados a descer do ônibus. Os terroristas roubaram seus telefones e os objetos de valor e depois pediram aos passageiros que dissessem a “Xahada”, a profissão de fé islâmica. Os que não disseram foram baleados, incluindo crianças. Os terroristas não tiveram tempo para interrogar todos os passageiros, pois viram alguns carros se aproximarem e decidiram atirar a esmo nos ônibus e partir.

O grupo Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado. Em um comunicado, o grupo chama os cristãos coptas de cruzados – apesar de os cristãos estarem no Egito desde muito antes do surgimento do Islã – e promete novos ataques. Esse foi o mais recente de uma série de ataques aos cristãos egípcios nos últimos meses, que mataram dezenas de pessoas.

O Vaticano enviou as condolências do Papa Francisco por meio de um telegrama: “Ficamos muito entristecidos ao saber do ataque bárbaro ao Egito central e da perda de vidas e dos feridos causados por esse ato de ódio sem sentido. O Papa Francisco expressa de todo o coração, sua solidariedade para com os afetados por esse ataque violento”, consta no telegrama.

Fontes: CNA/ AFP/ NYT

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.