VATICANO

Eventos

Mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres

Por Bruno Muta Vivas
26 de junho de 2017

Com objetivo de preparação da celebração, que acontece dia 19 de novembro, foi divulgada a mensagem para o Dia Mundial dos Pobres

No encerramento do Ano Santo da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado, neste ano, no 33º Domingo do Tempo Comum, em 19 de novembro. No dia 13, foi divulgada a mensagem para a data, visando a preparação da celebração.

O Papa inicia a Mensagem, com a citação evangélica do tema central: Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade”. Estas palavras o apóstolo São João são um imperativo do qual nenhum cristão pode prescindir. A importância do mandamento de Jesus, transmitido pelo discípulo amado até os nossos dias, tem pleno sentido diante das palavras vazias

que saem da nossa boca”, disse o Papa.

Recorda Francisco que  “quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos chamados a amar os pobres. Aliás, é bem conhecida a forma de amar do Filho de Deus: Ele nos amou primeiro, a ponto de dar a sua vida por nós”.

Ainda, o Santo Padre fez diversas referências da vida de Jesus, que ecoou, já na Igreja primitiva, na assistência e no serviço aos pobres, com base no ensinamento do Mestre, que proclamou os pobres bem-aventurados e herdeiros do Reino dos Céus. O Papa recordou que, nestes 2 mil anos, numerosas páginas da história foram escritas por cristãos que, com simplicidade e humildade, se colocaram a serviço dos seus irmãos mais pobres.

Assim, o Papa conclui a Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres convidando toda a Igreja a fixar o seu olhar a todos que estendemsuas mãos invocando ajuda e solidariedade. “Que este Dia sirva de estímulo para reagir à cultura do descarte, do desperdício e da exclusão, e a assumir a cultura do encontro, com gestos concretos de oração e de caridade, para uma maior evangelização no mundo.” Os pobres não são um problema, mas “um recurso para acolher e viver a essência do Evangelho”, concluiu o Pontífice.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.