VATICANO

Corpus Christi

Memorial da presença de Deus em nossa vida

Por Bruno Muta Vivas
26 de junho de 2017

Papa recordou que a Eucaristia é o sacramento da memória que nos recorda, de forma real e tangível, a história de amor de Deus

L'Osservatore Romano

O Papa Francisco presidiu no início da noite do domingo, 18, os ritos de Corpus Christi, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja na Itália, uma vez que, não sendo feriado nacional, a solenidade é transferida para o domingo. Após ter celebrado a Santa Missa no adro da Basílica de São João de Latrão, na presença de uma grande multidão de fiéis, houve a Procissão Eucarística que,  percorrendo  a  Via Merulana, chegou à Basílica de Santa Maria Maior.

Em sua homilia, o Papa recordou que a Eucaristia é o sacramento da memória que nos recorda, de forma real e tangível, a história de amor de Deus por nós: “A memória é importante, porque nos permite permanecer no amor, permite ‘re-cordar’,  isto é, trazer no coração, não esquecer quem nos ama e a quem somos chamados a amar.” Ainda, o Pontífice acrescentou: “A solenidade de hoje recorda-nos que, na fragmentação da vida, o Senhor vem ao nosso encontro nos panos duma amorosa fragilidade, que é a Eucaristia. No Pão de vida, o Senhor vem visitarnos fazendo-se humilde alimento que amorosamente cura a nossa memória adoentada de frenesi”.

Por fim, Francisco salientou que a Eucaristia é sacramento de comunhão: “A Eucaristia recorda-nos,  também, que não somos só indivíduos, mas um corpo. Tal como o povo no deserto recolhia o maná caído do céu e o partilhava em família, assim também Jesus, Pão do Céu, nos convoca para o recebermos juntos e o partilharmos entre nós. A Eucaristia não é um sacramento ‘para mim’, é o sacramento de muitos que formam um só corpo.”

(Com informações da Rádio Vaticano)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.