NACIONAL

REGIÃO BELEM

Medidas preventivas marcam festejos de São José

Por Fernando Geronazzo
27 de março de 2020

Seguindo as orientações sanitárias, foi feito o controle de acesso dos fiéis ao templo

A Paróquia São José do Belém, na zona Leste, festejou o seu padroeiro na quinta-feira, 19. Este ano, devido às recomendações das autoridades sanitárias sobre a prevenção de contágio do novo coronavírus, as comemorações foram diferentes. 
A tradicional quermesse de rua teve que ser cancelada para evitar aglomerações de fiéis. Quanto às missas, foram mantidas as dez celebrações previstas, uma vez que o evento aconteceu antes da suspensão das missas públicas na Arquidiocese. 
Seguindo as orientações sanitárias, foi feito o controle de acesso dos fiéis ao templo, que, embora tenha a capacidade para acolher 500 pessoas sentadas, recebeu o limite estabelecido de 150 pessoas em cada celebração. 
Nas entradas da igreja, foram distribuídos sachês com lenços umedecidos com álcool 70% e, antes de cada missa, eram dadas orientações sobre como manter a distância segura, evitar toques físicos e a comunhão recebida preferencialmente na mão. 

CONFIANÇA EM DEUS
A última missa do dia foi presidida pelo Pároco, Padre Marcelo Maróstica Quadro. Na homilia, ele ressaltou o exemplo de São José como aquele que confiou em Deus nos momentos difíceis. “São José é aquele que nos convida a confiar, a nos entregar na confiança dos nossos sonhos e desejos. Ele abriu mão dos seus projetos pessoais para servir a Deus”, afirmou. 
Durante a celebração, os fiéis puderam ouvir uma mensagem em áudio enviada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que recordou que São José é patrono universal da Igreja. “Rezemos por toda a Igreja, para que, sob a intercessão de São José, possa realizar bem a sua missão. Rezemos pela nossa cidade, pelo nosso povo, contra todos os males, para que tenhamos boa saúde e possamos cuidar da saúde das outras pessoas.” 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.