INTERNACIONAL

Papa Francisco

Latino-americanos: enfrentar o problema das migrações

Por Bruno Muta Vivas
17 de junho de 2017

Realidade, diálogo e compromisso foram os três pontos destacados pelo Santo Padre em sua mensagem

Agência Brasil

O Papa Francisco enviou uma Mensagem aos membros do Parlamento Latino-americano por ocasião da sua XXXIII Assembleia Plenária, que teve início na sexta-feira, 9, no Panamá. O objetivo desse encontro é tomar algumas decisões para melhorar as condi- ções das pessoas diante dos crescentes fluxos migratórios no continente, mediante políticas públicas e leis que visem assegurar a segurança das pessoas e dos Estados.

 Francisco destacou três aspectos importantes na sua mensagem: realidade, diálogo e compromisso.

 É importante conhecer a realidade em que se realizam as migrações na América Latina e no Caribe. Não se deve apenas analisar a situação, mas entrar em contato direto com os migrantes, que são seres humanos com sua história própria, cultura e ideais. A pessoa deve estar ao centro de qualquer projeto ou decisão.

Esse trabalho de contato direto com os migrantes pressupõe um indispensável diálogo por meio de uma cultura do encontro. Desse diálogo, surge a necessidade de dar uma resposta às necessidades dos migrantes, por meio de um sério compromisso. Por isso, é preciso estabelecer projetos a médio e longo prazo, e as prioridades para a integração dos emigrantes, sobretudo das crianças e suas famílias, lembrando-se de que os seres humanos não são objetos ou mercadorias, detalhou o Pontífice.

Por fim, o Santo Padre chamou a atenção dos governos para que assumam suas responsabilidades e respondam ao grito dos migrantes; e apelou à Igreja para que renove seu compromisso de sarar essa ferida de tantos irmãos.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.