Secretários paroquiais participam de formação sobre Iniciação à Vida Cristã

Por
22 de agosto de 2018

Na quinta-feira, 16, na sede da Cúria da Região Lapa, aconteceu o encontro de formação para os secretários e secretárias paroquiais, com o objetivo de refletir sobre o papel do secretário como aquele que acolhe os que buscam a Iniciação à Vida Cristã. O convidado foi Padre Geraldo Raimundo Pereira, mestre em catequese pela PUC-SP, que apresentou o documento 107 da CNBB como subsídio para que o secretário possa conhecer o que compreende a Iniciação a Vida Cristã. Padre Geraldo disse que o documento 107 representa um passo importante na caminhada da Igreja onde a catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, e que deve envolver toda comunidade no objetivo de formar novos discípulos missionários. 

O secretário deve estar preparado para poder acolher bem os fiéis, procurando orientar da melhor forma possível, motivando aqueles que procuram participar desse processo formativo, mostrando o quanto a comunidade se alegra pela presença do novo membro. “Fazer da Igreja uma casa da Iniciação à Vida Cristã é um caminho necessário para a evangelização no contexto atual e toda a comunidade é convidada a fazer parte”, disse Padre Geraldo, destacando que a Iniciação à Vida Cristã é o processo pelo qual o fiel é conduzido para dentro do mistério amoroso do Pai e inserido na comunidade eclesial, para professar, celebrar, viver e testemunhar a fé em Jesus Cristo, no Espírito Santo, conforme indica o documento 107. 

“Nos dias atuais, a prática religiosa não é mais uma tradição herdada da família, mas é uma escolha pessoal que é motivada, principalmente, pela atração que a comunidade cristã exerce sobre as pessoas (nº 7)”, continuou. 

Padre Geraldo recordou ainda que “o Documento 107 afirma que não estamos partindo do zero. Há um passado que pode impulsionar-nos a buscar constantemente novos caminhos para que cheguemos a viver com autenticidade e zelo o seguimento de Jesus, a partilhar com Ele a missão de fazer acontecer o Reino no mundo de hoje, apesar das dificuldades encontradas”.


 

Comente

Começa segunda etapa de formação para Iniciação à Vida Cristã

Por
15 de agosto de 2018

No dia 9, aconteceu nos nove setores pastorais da Região Episcopal Santana, o início da segunda etapa de formação das comissões paroquiais para a implantação da Iniciação à Vida Cristã, como uma catequese de inspiração catecumenal. Para desenvolver este projeto, todas as paróquias da Região organizaram uma comissão paroquial, porque não se trata apenas de fazer reformas na catequese, mas de rever toda a ação pastoral, a partir da Iniciação à Vida Cristã. 

A organização da comissão paroquial está dentro do grande chamado da Igreja à conversão e renovação das paróquias, e requer “uma série de atitudes: acolhida, diálogo, partilha, escuta da Palavra de Deus e adesão à vida comunitária. Implica estruturas eclesiais apropriadas, nos mais diversos lugares e ambientes, sempre disponíveis a acolher, apresentar Jesus Cristo e dar as razões da nossa esperança (1Pd 3,15)” (CNBB, Documento 102, n. 45). 

Uma comissão regional preparou materiais impressos – cujos conteúdos foram dirigidos pelos padres Humberto Robson Carvalho e Paulo Gil –, e escolheu nove formadores que irão diretamente aos setores pastorais da Região para preparar as comissões paroquiais. 

Na primeira etapa, os participantes tomaram consciência de que a Iniciação à Vida Cristã não se refere somente à preparação pontual aos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, mas é um caminho contínuo de adesão a Jesus Cristo. A segunda etapa iniciouse com uma ampla participação das paróquias e das pessoas escolhidas como membros das comissões paroquiais.


 

Comente

Iniciação à vida cristã é o tema da Assembleia Geral da CNBB

Por
26 de abril de 2017

Entre 26 de abril e 5 de maio, os bispos do Brasil se reunirão em Aparecida (SP) para a 55a Assembleia Geral da CNBB. O encontro anual do episcopado brasileiro terá como tema: “Iniciação à vida cristã: um processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”. São aguardados mais de 300 bispos (entre ativos e eméritos), que participarão das discussões da Assembleia.

Em entrevista ao Portal A12, o Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, contou que a escolha do tema foi baseada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para o Brasil (DGAE), que é o documento que traz as orientações pastorais do quadriênio 2015-2019. A iniciação à vida cristã é uma das cinco urgências desta ação.

“A iniciação cristã se aplica àqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, adultos ou jovens. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, mas também aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo, que precisa ser mais valorizado, melhor preparado e vivenciado”, explicou Dom Sérgio.

A elaboração do texto que será trabalhado durante a Assembleia foi feita por uma comissão de assessores ligados às comissões que estão envolvidas com o tema da iniciação a vida cristã, como Liturgia, Animação Bíblico Catequética e os setores Universidades e Cultura da CNBB.

Dom José Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, também presidente desta comissão do tema central, informou em entrevista a CNBB nacional, que o texto foi preparado para que sirva de estimulo às lideranças comunitárias e eclesiais, “na implementação de caminhos evangelizadores que contemplem experiências consistentes e vivenciais de encontro com o Senhor”.

Segundo Dom Peruzzo, assim como indicado nas DGAE, trata-se da aplicação da Iniciação à vida cristã como inspiração catecumenal. “Em importantes documentos sobre Evangelização e Catequese a temática se reapresentou. Passou quase desapercebida nas assembleias do episcopado latino-americano. Mas, graças a Deus, surgiu com grande força em Aparecida”, destacou.

Dom Peruzzo, concedeu uma entrevista a Rádio 9 de Julho, tratando do texto

 

Outros temas também serão abordados

Além do tema central, a Assembleia também trará outros assuntos para o debate, como o Ano Mariano Nacional e o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, as novas formas de consagração e as novas comunidades, além dos dez anos da Conferência de Aparecida e o Sínodo dos Jovens.

A Conjuntura Político-Social do Brasil também será tratada, sob o aspecto do cenário da educação no Brasil: os caminhos para a superação dos principais desafios e políticas públicas específicas neste âmbito.

A programação conta ainda com uma celebração Ecumênica no dia 2 de maio, recordando os 500 anos da Reforma Protestante. Na quinta-feira, dia 4 de maio, será realizada uma Sessão Mariana, em comemoração pelos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos das Aparições de Fátima.

O começo da 55a Assembleia Geral na quarta-feira, 26, será com a celebração da missa com laudes, às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida. Na sequência, as demais atividades serão no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

(Com informações da CNBB Nacional e A12)

Comente

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.