A mensagem de Fátima traz esperança para enfrentar a pandemia

Por
12 de mai de 2020

A aparição da Virgem Maria a Francisco, Jacinta e Lúcia, há 103 anos, permanece ainda atual, sobretudo no contexto atual que vive a humanidade.

No fim de 1917, ano em que aconteceu a manifestação mariana em Fátima, o mundo sofreu com a epidemia da chamada gripe espanhola, que causou a morte de cerca de 50 milhões de pessoas.

Com os primeiros casos relatados durante a Primeira Guerra Mundial, as forças armadas de cada país ofuscaram a presença da enfermidade em seus campos de concentração, a fim de não demonstrarem sua fragilidade às tropas rivais. Dessa forma, a proliferação da doença originada pelo vírus influenza tomou proporções fora de controle e se tornou uma pandemia mundial em 1918.

Entre as vítimas aquela pandemia estavam Francisco, que morreu em 4 de abril de 1919, com apenas 10 anos, e Jacinta, morta em 20 de fevereiro de 1920, aos 9 anos.

PRÓPÓSITO

Em uma das usas aparições em Fátima, a Virgem Santíssima revelou que os dois irmão morreriam cedo, mas que deveriam confiar inteiramente no plano de Deus, pois seu amor é maior do que qualquer mal existente no mundo.

A vida de Francisco após as visões de Nossa Senhora, foram marcados pelo sofrimento e a fragilidade de sua saúde, sobretudo após ser acometido pela gripe espanhola. Contudo, ele oferecia seus sofrimentos pela conversão dos pecadores e a salvação da humanidade.

OFERTA DA VIDA

Nesse período, o jovem Pastorinho também sofreu com a saudade da Eucaristia, pois sua enfermidade o impedia de ir a Igreja onde costumava rezar diante do Santíssimo Sacramento. 

Jacinta, após a morte do irmão, ainda sofreu muito em um hospital de Lisboa. Em sua biografia, relata-se que seu maior consolo era poder avistar o sacrário da capela do hospital através da janela de seu quarto.

A vidente de Fátima também morreu sozinha. Sua família e amigos não puderam estar com ela as restrições da epidemia. A única coisa que ela queria antes de morrer era a Eucaristia, mas não foi possível.

ESPERANÇA E CONVERSÃO

Diante dos sofrimentos da humanidade do século passado e do atual, a Mãe de Jesus traz uma mensagem de esperança associada a um contundente convite à conversão por meio da oração e da penitência.

Assim como muitos católicos que enfrentam a atual pandemia, os dois pastorinhos, canonizados pelo Papa Francisco em 2017, foram sustentados pela fé, a comunhão espiritual e a oração do Rosário.

ATO DE ENTREGA

Um dos frutos de Fátima é o chamado “Ato de Entrega”, feito por São João Paulo II, em 7 de junho de 1981, menos de um mês após sofrer o atentado na Praça São Pedro, exatamente no dia 13 de maio, o qual ele atribui sua sobrevivência às mãos de Nossa Senhora que desviaram a bala que lhe seria fatal.

Por meio desta oração composta pelo próprio Pontífice, ele consagrou o mundo a Imaculado Coração de Maria. Esse ato foi repetido em outras ocasiões e suas palavras são oportunas para encorajar os cristãos a enfrentarei a atual circunstância. Leia, a seguir, um trecho da oração: 

“Ó Mãe dos homens e dos povos, Vós conheceis todos os seus sofrimentos e as suas esperanças, Vós sentis maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, que abalam o mundo, acolhei o nosso brado, dirigido no Espírito Santo diretamente ao vosso Coração, e abraçai com o amor da Mãe e da Serva do Senhor aqueles que mais esperam por este abraço e, ao mesmo tempo, aqueles cuja entrega também Vós esperais de maneira particular. Tomai sob a vossa proteção materna a família humana inteira, que, com enlevo afetuoso, nós Vos confiamos, ó Mãe. Que se aproxime para todos o tempo da paz e da liberdade, o tempo da verdade, da justiça e da esperança”.

LEIA TAMBÉM: 

‘Neste mês de maio, o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo’

Comente

‘Neste mês de maio, o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo’

Por
12 de mai de 2020

“Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. Com essas palavras ditas pela Virgem Maria à pastorinha Lúcia, em 1917, o Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, convidou os peregrinos de todo o mundo a participarem virtualmente das festividades a padroeira nos dias 12 e 13.

O Sacerdote afirmou, ainda, que neste mês de maio, “o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo”, ressaltando que a ausência física de fiéis no santuário devido à pandemia de COVID-19 não alterou a programação do Santuário, que será transmitida integralmente pelos meios de comunicação e pelas mídias digitais.

“Celebraremos, em festa, a primeira aparição de Nossa Senhora neste lugar, aonde ela veio para deixar uma mensagem de esperança, num tempo que também era marcado por tantas tribulações”, reforçou o reitor.

PROGRAMAÇÃO

As festividades serão abertas na terça-feira, 12, às 21h30 (15h30 no Brasil), com a celebração do Lucernário, na Capelinha das Aparições. Esse é considerado um dos momentos mais marcantes das celebrações no Santuário Fátima, que, em circunstâncias normais, é tomado pelas luzes das velas da multidão de peregrinos.

Em seguida, acontece a oração do Rosário e a procissão de velas, que terá um trajeto mais curto. Neste ano, os fiéis são convidados a acenderem uma vela na janela de suas casas durante transmissão. “Faremos, assim, uma bela procissão de velas, difundida por todos os lugares onde viveis e vos encontrais”, enfatizou o Padre Carlos.

Na quarta-feira 13, a habitual oração do Rosário começa às 9h (5h no Brasil), na Capelinha das Aparições e às 10h (6h no Brasil), o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, preside a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, que será concluída com a Procissão do Adeus.

As celebrações serão transmitidas aqui

Em preparação para a festa, o Santuário também propôs um itinerário espiritual de orações e meditações diárias, disponíveis no seu site oficial e nas redes sociais.

AMOR AO PRÓXIMO

“Por mais que o nosso coração desejasse estar em Fátima, a celebrar comunitariamente no mesmo lugar, como acontece desde 1917, a prudência aconselha-nos a que desta vez não seja assim”, afirmou o Cardeal António Marto, em o comunicado da Diocese de Leiria-Fátima, ressaltando que a decisão da Igreja em suspender as celebrações públicas “decorre da responsabilidade de fazer o que está ao seu alcance para não colocar em perigo a saúde pública, cumprindo também, deste modo, o mandato evangélico do amor ao próximo”. 

As liturgias com a presença de peregrinos em Fátima e em todas as igrejas portuguesas só serão retomadas no próximo dia 30, conforme o cronograma de reabertura gradual das atividades públicas em Portugal, após quarentena.

PASTORAL DIGITAL

Desde 14 de maço, quando começou a quarentena em Portugal, o Santuário de Fátima intensificou seu trabalho pelos meios de comunicação e plataformas digitais.  

“Temos a graça e a responsabilidade de poder tornar-nos presentes na vida de tantos cristãos de todo o mundo, graças aos meios virtuais de que dispomos. Desde a primeira hora que o Santuário procurou responder a este desafio com a transmissão de várias celebrações ao longo do dia”, afirmou o diretor do Departamento de Liturgia do Santuário, Padre Joaquim Ganhão.

Numa parceria com a TV Canção Nova Portugal, o Santuário começou a oferecer nas suas redes sociais –  Facebook e Youtube – quatro celebrações diárias. Duas missas d, às 11h e 19h15 (7h e 15h15 no Brasil), dois momentos de oração do Rosário, às 18h30 e 21h30 (14h30 e 17h30 no Brasil) e a oração diária do Angelus, às 12h (8h no Brasil).

Além das celebrações também é possível visitar virtualmente a Capelinha das Aparições, em uma transmissão permanente pelo Youtube do Santuário.

COMUNHÃO

Padre Joaquim reconheceu que a assembleia é um elemento fundamental que falta nas celebrações, mas reiterou que é preciso imaginar e se apoiar na certeza da fé e “nos dinamismos espirituais da comunhão eclesial”. 

“Naqueles bancos vazios, está reunida a multidão de irmãos que nos acompanha a partir de suas casas e, ao mesmo tempo, está a criação inteira que na Eucaristia se oferece com Cristo ao Pai pela salvação do mundo”.

Todos os dias, chegam pelas redes sociais inúmeras mensagens de peregrinos que, como ressaltou Padre Joaquim, mostram que “o Santuário de Fátima está no coração de muitos que conosco rezam em cada dia”.

CRESCIMENTO NAS REDES

De acordo com o Departamento de Comunicação do Santuário de Fátima, o número de acessos às sus plataformas digitais cresceu nos últimos dois meses. Tanto nos seus canais oficiais no Facebook quanto no Youtube, a média diária de audiência das transmissões ao vivo é em torno de 6 mil pessoas.

Também cresceu o número de seguidores no Facebook, que já passa de 1 milhão. De igual modo, aumentou o alcance das publicações do santuário nas redes sociais. Entre 20 de março e 16 de abril, as publicações do Santuário alcançaram mais de 6,4 milhões de pessoas, isto é, registou-se um aumento 48%. Pelo menos 7,2 milhões de pessoas detiveram-se a ver os vídeos do Santuário, tendo-se registado 4,1 milhões de interações.

O canal do santuário no Youtube que antes tinha cerca de 64 mil inscritos agora chegou já está com 105 mil inscritos.

VISITAS VIRTUAIS

Pelo site do Santuário de Fátima também é possível realizar visitas virtuais a cinco exposições temporárias.

Essa iniciativa, implementada há alguns anos e que abrange quase todas as exposições realizadas no Santuário desde 2010, têm como objetivo tornar as mostras acessíveis às pessoas que residiam fora de Portugal ou estavam impossibilitadas de ir a Fátima, e permitir que as exposições continuassem sendo vistas mesmo depois de encerradas.

As visitas estão disponíveis nas sete línguas oficiais do Santuário e têm vários menus que permitem fazer o seu percurso por meio dos diferentes núcleos expositivos, dando ainda a possibilidade de abrir fotografias de cada um dos objetos e das respetivas legendas. Estas visitas podem ser feitas ouvindo o mesmo tema musical que os visitantes ouviram quando as exposições estiveram abertas ao público, tema que foi inspirado na temática de cada uma das exposições.  

As visitas virtuais podem ser feitas por este site.  

(Com informações e fotos do Santuário de Fátima)

LEIA TAMBÉM: 
A mensagem de Fátima traz esperança para enfrentar a pandemia

Comente

Fátima - O Último Mistério

Por
07 de setembro de 2018

Dica de Filme

“Fátima - O Último Mistério” é um drama-documentário dirigido pelo diretor espanhol Andrés Garrigó e escrito em colaboração com Pedro Delgado, Pablo Moreno e Josemaría Muñoz. O filme entrelaça de maneira inovadora uma história fictícia com uma história real: Mônica, uma editora de cinema, é convidada para trabalhar em um documentário sobre as consequências das aparições de Fátima e, ao se aproximar da história, percebe que Nossa Senhora atuou não só nos acontecimentos do mundo mas também na sua própria vida.

A relação entre a Revolução Comunista de 1917 na Rússia, a execução dos Romanov, a 2ª Guerra Mundial, inúmeras guerras no período da Guerra Fria, o atentado ao Papa João paulo II e a queda do Muro do Berlim é explicada, pelo documentário, à luz da história das Aparições de Nossa Senhora em Fátima a três pastorzinhos. Segundo o filme, a história do Século XX é explicável apenas quando se leva em conta os pedidos de Nossa Senhora em Fátima: oração do Terço, penitência e, por fim, a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração pelo Papa em comunhão com todos os bispos do mundo.

Mas, a par desses eventos mundiais, as Aparições de Fátima dizem respeito também aos indivíduos, com seus problemas concretos: e esse foi o objetivo do filme ao entrelaçar com a história do século XX uma história fictícia de uma personagem que percebeu em sua vida a intercessão de Nossa Senhora.

 

Comente

Mais que uma viagem, uma 'peregrinação apostólica'

Por
15 de mai de 2017

A visita do Papa Francisco a Fátima é antes uma “peregrinação apostólica” do que uma “viagem apostólica”, afirmou o  porta-voz do  Vaticano, Greg Burke, em coletiva de imprensa na sexta-feira, 5, ao detalhar a agenda do pontífice em Portugal. Para Burke, a ida do Papa à celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, é uma viagem “natural”, mas não óbvia. “É preciso mais do que um aniversário para ter uma visita do Papa”, avalia. A viagem, em 12 e 13 de maio, ocorre a convite dos bispos portugueses e do presidente do país.

De fato, o Papa fará um voo direto de Roma à base aérea de Monte Real, a 40 km de Fátima, e partirá de helicóptero diretamente para o Santuário, na famosa “Cova da Iria”. O fato de Francisco não fazer sequer uma passagem por Lis- boa denota sua intenção de dar um teor estritamente religioso à viagem, dedicando atenção exclusiva à mensagem de fé e esperança dos acontecimentos de Fátima.

“Por isso, escolhemos o  logo ‘Com Maria, peregrino na paz e na esperança’”, afirmou a diretora de comunicação do Santuário, Carmo Rodeia, no mesmo encontro com os jornalistas. “A presença do Santo Padre entre nós é um momento para toda a Igreja rezar junto com Maria pela paz”, acrescentou, lembrando que a viagem foi anunciada em 2014. “Isso mostra o valor que o Papa Francisco atribui a Fátima, mas também o fato da canonização dos pastorinhos é uma valorização das verdades que eles contaram há cem anos.”

 

O PAPA E FÁTIMA

Para o Padre Nuno Rosário Fernandes, diretor do departa- mento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, há uma nítida relação entre os papas e Fátima, e não  somente  do  Papa  Francisco ou de São João Paulo II, envolvi- dos diretamente no conteúdo das mensagens. A Igreja interpreta que ele é o “bispo vestido de branco” presente na terceira parte da mensagem de Maria aos pastorinhos, uma vez que São João Paulo II sofreu uma tentativa de assassinato.

“Nossa Senhora  não  nos  disse o nome do papa. Não sabíamos se era Bento XV, Pio XII, Paulo VI ou João Paulo II, mas que era o papa que sofria e isso fazia-nos sofrer a nós também”, conta Irmã Lúcia, segundo a interpretação oficial da mensagem, publicada em 13 de maio de 2000 pela Congregação para a Doutrina da Fé. Ela relata em suas memórias que os pastorinhos viram um bispo vestido de branco que caminhava à frente de outros religiosos e fiéis. Esse bispo, diante da perseguição contra  os cristãos pelos regimes ateus do século XX, especialmente o comunismo, “é ferido de morte e cai por terra”. Posteriormente, sob o comando  do  Cardeal Joseph  Ratzinger (futuro Papa Bento XVI), a Igreja interpretou essa imagem como sendo uma visão do atentado contra São João Pau- lo II, em 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro.

O fato de João Paulo II não ter morrido no atentado foi atribuído, por ele mesmo, à intercessão de Nossa Senhora. Aliás, como referência a esse acontecimento, a bala que o atingiu está hoje colocada na coroa da principal imagem de Nossa Senhora de Fátima. Em 13 de maio de 1994, ele afirmou que “foi uma mão materna que guiou a trajetória da bala e o Santo Padre agonizante deteve-se no limiar da morte”, declaração com a qual a Irmã Lúcia concordou.

Desse modo, segundo os representantes do Santuário, faz-se referência à figura do papa de promotor da paz e a de Nossa Senhora como intercessora da paz. “A visita do Papa Bento XVI em 2010 foi uma confirmação do que é a mensagem de Fátima. É o modo como a Igreja pode confirmar essas aparições”, explica o porta-voz da Igreja em Lisboa. “Sabemos que nem todas as aparições foram confirmadas pela Igreja, sabemos das dificuldades para tal. Mas essa visita do Papa Fran- cisco é uma confirmação, mais que das aparições, mas  da  mensagem. Uma mensagem de paz, de misericórdia, de conversão”, declarou.

Questionada pelo O SÃO PAULO sobre a relação simbólica entre a figura do papa e as aparições de Fátima, Carmo Rodeia concordou que a história do “bispo de branco” faz com que a ligação dos papas com Fátima tenha “uma especial relevância”. Segundo ela, esse elemento ficou claro já na primeira viagem pontifícia, realizada pelo  Beato Paulo  VI. “Há uma grande semelhança entre a viagem de Paulo VI com a de Francisco, pois ambos se fizeram peregrinos de Fátima”, disse. Ela explicou que João Paulo II também ali esteve como figura central do segredo de Fátima e Bento XVI ficou conhecido como “teólogo de Fátima”. “Essas viagens pontifícias vieram dar uma maior relevância e visibilidade a Fátima.”

 

CANONIZAÇÃO

O   Papa   Francisco  pessoal- mente decidiu   celebrar a missa e fazer todos os seus pronuncia- mentos  públicos em Fátima em língua portuguesa, inclusive o rito de  canonização dos  pastorinhos Francisco e Jacina Marto. A pessoa que  recebeu o  segundo milagre comprovado pela Igreja por  intercessão dos pastorinhos foi um menino  brasileiro, uma  criança, assim como os novos santos. Sua identidade não foi revelada pelos pais, mas em 11 de maio a família contará, em coletiva de imprensa no Santuário, a história do milagre que salvou sua vida. “Não é preciso ser adulto para ser santo”, comentou o Padre Nuno. “Todos podem ser santos, começando pelas crianças. Os pastorinhos acolheram a mensagem de Nossa Senhora e a transmitiram com a própria vida.” O Vaticano anunciou há cerca de três semanas que o segundo milagre por intercessão de Fran- cisco e Jacinta  havia sido reconhecido. O primeiro foi a reabilitação de Emilia Santos, em 1989, que voltou a andar após 22 anos imobilizada por uma paralisia. A beatificação foi em 13 de maio de 2000, presidida por São João Paulo II. No caso de Irmã Lú- cia, que morreu em 2005, aos 97 anos, o processo de beatificação concluiu a etapa diocesana e foi enviado a Roma, mas ainda está em andamento.

Comente

Preparativos para o centenário de Fátima

Por
18 de abril de 2017

O centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima se aproxima. Em uma semana, já foram feitos mais de 500 pedidos de credenciamentos de jornalistas bem como de sacerdotes do mundo inteiro que desejam concelebrar com o Papa Francisco na missa do dia 13. Além dos sacerdotes e dos jornalistas, já foram registradas peregrinações envolvendo 83 mil pessoas de todo o mundo para a celebração do centenário, nos dias 12 e 13 de maio.

Fonte: Santuário de Fátima

Comente

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.