NACIONAL

Adeus, Irmã Miria

Descanse em paz Irmã Miria

Por Daniel Gomes
16 de mai de 2017

Com quase 78 anos, falece Irmã Miria

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Ela viveu por quase 78 anos, mas sua obra – mais de 600 canções abrangendo missas, catequese, hinos diversos e outros cantos, além de livros com orientações sobre canto e liturgia – deve permanecer por muitas décadas e influenciar gerações.

Irmã Miria Therezinha Kolling nasceu na cidade de Dois Irmãos (RS) e desde criança aprendeu na família a amar a música, gosto que foi aprofundado pela pedagoga, musicista e compositora ao longo dos anos a partir da Congregação do Imaculado Coração de Maria.

“O dom da música, recebido de Deus, é um dom maravilhoso, muito especial, divino mesmo, que comecei a cultivar na família e tive a possibilidade de desenvolver estudando música. Colocá-lo a serviço da liturgia, do louvor de Deus, foi ainda mais maravilhoso”, disse a religiosa em entrevista publicada no O SÃO PAULO, em setembro de 2015, quando completou 45 anos de carreira musical.

“Glorifica minha alma ao Senhor” é o título de seu último trabalho, lançado este ano. Trata-se da missa oficial jubilar em comemoração ao   tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com 18 cantos compostos pela própria Irmã Miria e interpretados pelo Coral Baccarelli.

Entre as suas obras musicais mais conhecidas estão: “Missa da Amizade” “Missa da Alegria”, “O Senhor minha Festa”; “Solidão Sonora”, “Nas Asas do Amor” e “Creio na Vida”. Em 2008, ela compôs, a pedido do Cardeal Odilo Pedro Scherer, o Hino Jubilar da Arquidiocese de São Paulo, que naquele ano festejou seu centenário de criação.

 

Reconhecimento nacional e internacional

O profundo conhecimento da música litúrgica – ela estudou entre 1983 e 1984 música sacra na Alemanha e na Áustria - fez com que Irmã Miria fosse convidada para ministrar cursos e encontros de Liturgia e Canto Pastoral em diferentes partes do Brasil.

Sua arte encantou o mundo e Irmã Miria também cantou em outros 20 países, como os Estados Unidos, Canadá, Japão, Portugal e Moçambique.

Em 1997, por exemplo, foi convida- da pelos Padres Redentoristas para participar da celebração comemorativa dos 300 anos de nascimento de Santo Afonso Maria de Ligório, em Fátima, Portugal; e em 2000 compôs o Hino à Bakhita - a negra sudanesa canonizada por São João Paulo II naquele ano, ocasião em que a Irmã Miria foi convidada pela Congregação das Irmãs Canossianas a participar das celebrações, em Roma, onde cantou o hino com um grupo brasileiro na Ba- sílica Santa Maria Maior.

Em 1986, Irmã Miria foi uma das fundadoras da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos (SP), onde viveu por alguns anos. Ela também atuou na Sociedade Brasileira de Musicologia.

Nos anos de 2009 e 2012, a Irmã ganhou o Troféu Louvemos ao Senhor, conferido pela Associação do Senhor Je- sus - TV Século 21. Além disso, em 2014, em cerimônia solene, recebeu o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, pela composição do Hino   a

Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos aviadores.

 

A última canção

Na quinta-feira, 4, em seu site, Irmã Miria gravou uma mensagem comunicando que passaria por uma cirurgia no dia seguinte: “Meu querido amigo, minha querida amiga! Gratíssima por seu carinho e por suas orações por mim. Estou sendo muito bem cuidada por verdadeiros anjos de Deus aqui no Hospital Santa Virgínia. Amanhã, 5 de maio, farei a cirurgia do coração. Que nossa prece chegue mais forte e confiante no coração do nosso Deus Amor”. A mensagem foi encerrada com a Irmã cantando: “Em tuas mãos, em tuas mãos, Senhor sempre em tuas mãos”. Irmã Miria não resistiu à cirurgia e morreu no dia 5, aos 77 anos de idade (faria aniversário neste mês de maio), entregando o dom da vida nas mãos de Deus e deixando ao mundo um incalculável legado para a música litúrgica.

Leia também a nota de pesar e solidariedade, escrita pelo Arcebispo Dom Odilo Scherer. 

(Com informações da Congregação do Imaculado Coração de Maria e colaboração de Peterson Prates)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.