Dedicação da Catedral e Oração pelo Brasil
Leia a carta do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, sobre o aniversário da dedicação da Catedral Metropolitana e o “dia de jejum e de oração pelo Brasil”

São Paulo, 28 08 2017
Estimados Padres, Diáconos Religiosos/as e Leigos/as da Arquidiocese de São Paulo
Caríssimos/as:
Faço votos que todos estejam bem. Escrevo-lhes por dois motivos principais:
1. No próximo dia 05 de setembro, a arquidiocese de São Paulo celebra o aniversário da dedicação da Catedral Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”. Conforme norma litúrgica, na própria Catedral, a comemoração é feita no grau de “solenidade litúrgica”; e em todas as outras igrejas da arquidiocese, no grau de “festa litúrgica”.
No Missal Romano e no Lecionário há as indicações próprias para as Missas “no aniversário da dedicação de uma igreja”. Peço que seja celebrada a Missa na intenção especial da Arquidiocese e do sínodo arquidiocesano, que está sendo preparado.
Ao mesmo tempo, recordo que também deve ser celebrado, a cada ano, o aniversário da dedicação das igrejas já dedicadas no próprio dia do aniversário. Seria bom que os párocos anotassem na agenda paroquial o aniversário da dedicação da sua igreja paroquial, se este é o caso. Na própria igreja, faz-se a liturgia em grau de solenidade. A celebração, para a qual o povo deve ser convidado, é mais uma ocasião rica para a evangelização.
2. O segundo assunto diz respeito a uma decisão recente da CNBB: o dia 07 de setembro deste ano deve ser “dia de jejum e de oração pelo Brasil”, em vista da preocupante crise moral, política, econômica e social que nosso país atravessa.
Portanto, vamos acolher essa decisão da CNBB na arquidiocese de São Paulo. Peço que se organizem Missas e turnos de oração e adoração, na intenção posta; diáconos, ministros extraordinários da sagrada comunhão e equipes litúrgicas poderão ajudar. Para as Missas, oriento que se tomem as indicações do Missal Romano para as celebrações “pelo bem público”. As leituras poderão ser escolhidas de acordo com a circunstância.
Peço que esta decisão seja divulgada nas Missas do próximo final de semana (2-3/09) e também pelas mídias disponíveis, com o convite para a participação do povo. Será uma maneira diferente de comemorarmos o dia da independência do Brasil. Isso não impede que o povo católico - povo cidadão -, também participe de atos cívicos oportunos, na busca do bem maior de nossa Pátria. E não esqueçamos de pedir a intercessão e a proteção de Nossa Senhora Aparecida pelo Brasil.
Para a preparação das celebrações e homilias, recomendo que se retomem alguns textos do Magistério da Igreja, entre os quais: Concílio Vaticano II, Constituição Pastoral Gaudium et Spes, parágrafos 66 a 76; Papa Francisco, Evangelii Gaudium, cap. IV, sobre a dimensão social da evangelização.
Poderão ser úteis também alguns artigos, linkados a esta carta: “Para onde vai o Brasil?” (O Estado de São Paulo); “Economia, solidariedade e fraternidade” (O Estado de São Paulo); “Corrupção: não roubarás!” (O São Paulo). Outros artigos podem ser encontrados no portal.
O próprio portal da CNBB também oferece indicações para esse dia de jejum e oração pelo Brasil.
Desejo a todos um bom mês de setembro, “mês da Bíblia”. Aproveitemos esse mês para promover iniciativas nas paróquias, que ajudem o povo a ter amor à Palavra de Deus – “palavra de vida eterna”. Saudação e bênção para todos!