VATICANO

Santa Sé

Coleta para o Óbolo de São Pedro será no domingo

Por Bruno Muta Vivas
30 de junho de 2017

Neste ano, Francisco escolheu o Haiti como destinatário de parte dessas doações

Reprodução da Internet

No próximo domingo, 2 de julho, se dará no Brasil a coleta para o Óbolo de São Pedro. Essa coleta, tradicionalmente, tem lugar em todo o mundo católico no dia 29 de junho ou no domingo mais próximo da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem diretamente ao Santo Padre, para as múltiplas necessidades da Igreja universal e para as obras de caridade em favor dos mais frágeis. Nasce com o próprio Cristianismo a prática de apoiar materialmente aqueles que têm a missão de anunciar o Evangelho e de cuidar dos mais necessitados. No final do século VIII, os  anglo-saxões decidiram  enviar de maneira estável uma contribuição anual ao Santo Padre, o “Denarius Sancti Petri”. Posteriormente, o Papa Pio IX abençoou o Óbolo de São Pedro com a encíclica Saepe venerabilis, de 5 de agosto de 1871.

O Substituto da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu, explica o significado dessas doações: “Doar ao Óbolo de São Pedro é como quando um fiel dá uma oferta ao próprio pároco e diz a ele: ‘Use-a para o bem da comunidade’. Ou seja, é um sinal de solidariedade, o mesmo que faz o Papa pelo bem da Igreja universal. O olhar dos que fazem doações em favor do Óbolo de São Pedro é voltado principalmente às vítimas da indiferença global: os pobres, os sem-teto, quem foge dos conflitos, da carestia e da indigência.”

Neste ano, o Papa Francisco já escolheu o Haiti como destinatário de uma parte dessas destinações, por meio de nota enviada ao bispo da Diocese de Cremona, na Itália.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.