NACIONAL

Trabalho escravo

Campanha incentiva combate ao trabalho escravo

Por Redação
20 de mai de 2017

Organização Internacional do Trabalho lançou a campanha “50 For Freedom", para reforcar o combate ao trabalho forçado no Brasil.

Em evento realizado no Senado Federal, no dia 9, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou a campanha “50 For Freedom”, para incentivar que se reforce no Brasil o combate ao trabalho forçado. Segundo a organização, aproximadamente 21 milhões de pessoas ainda são vítimas da escravidão moderna. Trata-se da segunda atividade ilícita mais rentável no mundo, gerando anualmente 150 bilhões de dólares em lucros ilegais.

A campanha pede que o governo brasileiro ratifique o Protocolo da OIT sobre trabalho forçado para ajudar a transformar essa realidade. Até agora, 13 países já fizeram a ratificação. O Brasil foi um dos primeiros a reconhecer oficialmente diante da ONU, em 1995, a existência de formas contemporâneas de escravidão em seu território. Desde então, medidas concretas foram estabelecidas pelo go- verno brasileiro, resultando no resgate de quase 50 mil trabalhadores entre 1995 e 2015.

O tratado complementa a Convenção nº 29 da OIT sobre Trabalho Forçado e fornece orientações específicas sobre medidas efetivas que devem ser tomadas para eliminar as novas formas de escravidão moderna, incluindo o desenvolvimento de ações de prevenção e assistência a vítimas que são fundamentais para reforçar o combate a este crime. Além disso, o Protocolo identifica a necessidade de ações específicas para combater o tráfico humano, que alicia pessoas para a exploração sexual e para o trabalho forçado.

A população pode apoiar a campanha pelas redes sociais, postando mensagens com as hashtags #50FF, #50ForFreedom e #AssinaBrasil.

Fonte: ONU Brasil

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.