SÃO PAULO

Região Ipiranga

Câmara eclesiástica e Pastoral Familiar dão atenção ao sacramento do Matrimônio

Por Região Ipiranga
25 de janeiro de 2018

Atendimentos são realizados regulamente na Câmara Eclesiástica da Região Episcopal Ipiranga, nas dependências da cúria regional
 

Caroline Dupim

A pequena sala ao lado do Secretariado de Pastoral na recém-reformada sede da Região Episcopal Ipiranga abriga uma das inovações pastorais da Arquidiocese: a câmara eclesiástica, iniciativa implantada em todas as regiões episcopais pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que com a formação e suporte dados pelo Monsenhor Sérgio Tani, Vigário Judicial, movimenta atendimentos diários de homens e mulheres que buscam esclarecer sua situação matrimonial e pedir a verificação de nulidade do Sacramento em questão.

 

ENVOLVIMENTO DE CLÉRIGOS E LEIGOS 

“Somos oito padres auditores e 11 leigos como notários”, afirmou o Padre Jorge Bernardes, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Assessor Eclesiástico para a Pastoral Familiar e Coordenador da Câmara Eclesiástica na Região Ipiranga. 

“Nós atendemos situações dramáticas de pessoas que querem dar continuidade a sua vida matrimonial, querem encontrar um novo sentido para sua vida. Ao nos aproximarmos dessas pessoas, podemos oferecer a elas a chance de reparar, de resgatar a sua própria felicidade por meio da verificação de nulidade de seu casamento”, disse Padre Jorge.

A atitude misericordiosa mostrada pelo Padre Jorge Bernardes é a tônica dos sacerdotes que servem na Câmara Eclesiástica do Ipiranga e muito disso vem da atitude misericordiosa proposta pelo Papa Francisco. “Embora os meios de comunicação fora da Igreja não transmitam com fidelidade o desejo que a Exortação Pós-Sinodal Amoris Laetitia contém, os fiéis que chegam até nós vêm movidos por algo que lhes foi despertado em consequência da atitude pastoral vinda do coração do Santo Padre e do episcopado de ajudar as pessoas a não ficarem à margem da vida sacramental por desconhecimento do que é o sacramento do Matrimônio”, afirmou o Padre Antônio de Lisboa Lustosa Lopes, Pároco da Paróquia São João Clímaco e um dos auditores na Região Ipiranga. 

Embora a divulgação da existência das câmaras eclesiásticas exceda o ambiente eclesial, aqueles que procuram o atendimento são pessoas que possuem uma sólida vida de fé, “todos os casos que atendi chegaram até nós após um progresso considerável na vida espiritual”, afirmou o Padre José Lino Mota Freire, Pároco da Paróquia Santa Ângela e São Serapião e um dos auditores. “A maioria deles não possuía uma real noção do que era a espiritualidade cristã e a vivência do sacramento do Matrimônio e, na medida em que amadureceram a vida de fé, começaram a perceber que o casamento vai muito além de uma formalidade social”, afirmou.
 

ENVOLVIMENTO DA PASTORAL FAMILIAR

A preparação para que se possa assumir a vida matrimonial de maneira plena e consciente também é uma preocupação no agir da Pastoral Familiar na Região Ipiranga. Padre Jorge Bernardes recordou que a preparação remota para o Matrimônio é uma das principais preocupações deste serviço pastoral. “A experiência do Encontro de Namorados com Cristo, que acontece duas vezes ao ano, tem sido algo extraordinário para nós. Nesses momentos, nós conseguimos falar da importância do sacramento matrimonial no plano de Deus. É uma surpresa quando percebemos que a quase totalidade desses jovens namorados desconhecem a importância que o sacramento de Matrimônio tem em uma vida baseada nos planos de Deus”.

“Neste ano de 2018, esperamos trabalhar mais juntamente com as equipes de preparação para o casamento, com os grupos comumente chamados de equipe de noivos. O desejo é reunir esses agentes e coletar as experiências de cada comunidade paroquial. Já sabemos que existem muitas coisas bonitas e ricas acontecendo, mas queremos também dizer aquilo que a Igreja espera de uma preparação para o Matrimônio. É difícil acreditar que um encontro de um final de semana, de uma tarde, possa ser o ideal para dar preparação suficiente para estes casais. Portanto, a Pastoral Familiar tem essa proposta de ajudar, esclarecer e fundamentar a opção que os casais fazem em viver o Matrimônio, para dar-lhes um sentido cristão para esse grande acontecimento”, afirmou Padre Jorge.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.