NACIONAL

REGIONAL SUL 1

Bispos elegem nova presidência do Regional Sul 1 da CNNB durante a 82ª Assembleia

Por Nayá Fernandes
26 de junho de 2019

Estiveram reunidos entre os dias 11 e 13 para a realização da 82ª Assembleia da Regional

Os bispos do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende 41 (arqui) dioceses e seis regiões episcopais, divididas por oito sub-regiões pastorais – Aparecida, Botucatu, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto I (RPI) e II (RPII), São Paulo I (SPI) e II (SPII) – estiveram reunidos entre os dias 11 e 13 para a realização da 82ª Assembleia da Regional.

A Assembleia, eletiva, aconteceu em Itaici, no município de Indaiatuba (SP). Os 51 bispos participantes elegeram a nova presidência e refletiram sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023.

Foram eleitos Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispoda Diocese de Mogi das Cruzes, como Presidente; Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo da Diocese de Guarulhos, como Vice-Presidente; e Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, como Secretário-Geral.

Em entrevista às rádios 9 de Julho e Aparecida, Dom Pedro disse que o Regional é um instrumento de comunhão para que os bispos possam aprender uns com os outros e compartilhar a grande riqueza da diversidade da Igreja, sempre em vista da missão. “Prossigamos com comunhão e fraternidade no trabalho pastoral em nossas dioceses, organismos e em todo o Regional”, ressaltou Dom Pedro, durante a celebração da missa. Dom Luiz Carlos Dias, por sua vez, afirmou que se coloca a serviço do Regional: “Disponho-me a assumir essa missão e prestar um serviço naquilo que me compete e é exigido como Secretário-Geral”. Para as sub-regiões foram escolhidos como representantes: Dom José Carlos Chacorowski (Aparecida), Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Botucatu), Dom Eduardo Malaspina (Campinas), Dom Moacir Silva (RPI), Dom Milton Kenan Junior (RPII), Dom Julio Endi Akamine (Sorocaba), Cardeal Odilo Pedro Scherer (SPI) e Dom João Bosco Barbosa de Sousa (SPII).

EM MISSÃO

Entre os principais temas tratados e decididos na Assembleia constaram a reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os próximos quatro anos e os 25 anos da presença missionária do Regional Sul 1 no Regional Norte 1 da CNBB.

No decorrer da Assembleia, foi lançada a edição “25 anos da Missão Amazônia”, obra que contém memórias e testemunhos sobre a solidariedade entre os regionais e a missão realizada.

“A avaliação da Assembleia é muito positiva, porque realizamos momentos de integração e troca de experiência. A presença dos bispos do Amazonas e de Roraima também foi muito significativa, foi o ponto alto da Assembleia, bem como a missa presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, que nos falou sobre a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região da Pan-Amazônia, que se realizará no Vaticano de 6 a 27 de outubro, e para a qual ele foi nomeado Relator- -Geral”, ressaltou Dom Pedro.

Unidade e comunhão; Juventude; Amazônia; a Campanha da Fraternidade, entre outros assuntos, como as visitas e audiências realizadas, foram apresentados em forma de relatório. Um destaque foi dado ao projeto de missão na África, com o qual o Regional Sul 1 e a Diocese de Pemba, em Moçambique, colaboram. “Na África, os missionários enfrentam dificuldades devido às distâncias, falta de recursos e infraestrutura, condições precárias de moradia e transporte, violência e morte”, apontou o relatório.

DIRETRIZES GERAIS

Aprovadas durante a Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, que aconteceu em maio deste ano, as DGAE 2019-2023 foram apresentadas por Dom José Reginaldo Andrietta, Bispo da Diocese de Jales. “Nossas diretrizes devem ser transformadas em projetos pastorais a fim de inspirar a formação, o planejamento e as atividades práticas”, ressaltou o Bispo. As DGAE 2019-2023 estão sistematizadas no Documento 109 da CNBB, organizado em quatro capítulos: “Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo”; “O olhar dos discípulos missionários”; “AIgreja nas casas” e “A Igreja em missão”.

CONSELHO PERMANENTE

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, foi um dos bispos escolhidos para representar o Regional Sul 1 no Conselho Permanente da CNBB. Entre os membros do Conselho estão os bispos que compõem a presidência da CNBB, os presidentes das comissões episcopais pastorais, os presidentes dos regionais e alguns bispos escolhidos em cada regional, dependendo do número de membros.

“O Conselho, ao longo do ano, acompanha as atividades da CNBB, em nome da Assembleia Geral, que se reúne uma vez por ano. Além disso, acompanha as decisões e contribui com a aprovação de estatutos e documentos”, explicou Dom Odilo.

(Colaborou: Renato Papis/Regional Sul 1; Com informações da CNBB)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.