NACIONAL

Pelo Brasil

Ataque a indígenas no interior do Maranhão

Por
09 de mai de 2017

Um grupo de pistoleiros munidos de facões e armas de fogo atacou indígenas da etnia Gamela, deixando ao menos 13 feridos, três deles em estado grave. O conflito aconteceu na cidade de Viana (MA), a 214 quilômetros da capital São Luís, no domingo, 30 de abril.

A região é marcada pela disputa territorial entre indígenas e fazendeiros. Desde 2013, integrantes da etnia Gamela buscam retomar área hoje ocupada por sítios e fazendas. Segundo indígenas e entidades sociais, 14 mil hectares no interior do estado maranhense foram concedidos aos gamelas pela Coroa Portuguesa, ainda nos tempos coloniais.

Os ataques foram repudiados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Segundo a entidade, os Gamela já haviam denunciado planos de fazendeiros para matar lideranças de sua tribo. “Não admitimos mais a morte de nosso povo e iremos até as instâncias internacionais cobrar a responsabilização daqueles que de forma descaradaviolameincitamviolênciascontra nossas comunidades confiando na impunidade de seus atos”, afirma anotada entidade. Também a Comissão Pastoral da Terra - Regional Maranhão (CPT-MA) lamentou o ocorrido e a violência no campo. “Preocupa-nos ainda o alto índice de violência contra os povos e comunidade tradicionais do Maranhão. Atualmente, há cerca de 360 conflitos no campo no estado, destes, somente em 2016 foram registradas 196 ocorrências de violência contra os povos do campo. Treze pessoas foram assassinadas e 72 estão ameaçadas de morte”, consta em um dos trechos.

Fontes: G1, CPT e Agência Brasil

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.