SÃO PAULO

10 ANOS COM DOM ODILO

Arquidiocese em constante diálogo com a cidade

Por Nayá Fernandes
04 de mai de 2017

Dom Odilo criou e revitalizou organismos na Arquidiocese com vistas a ação pastoral e solidária mais eficaz

Arquivo O SÃO PAULO

Uma arquidiocese como a de São Paulo, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, precisa que seus organismos, vicariatos e instituições de ensino estejam em sintonia com o ambiente em que estão inseridos e conscientes de sua missão evangelizadora no mundo. Assim, alguns organismos, como o Vicariato para a Educação e a Universidade, foram criados por Dom Odilo Pedro Scherer, enquanto outros foram por ele renovados ou reorganizados.

Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Erigida no dia 26 de fevereiro de 2014, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo foi aprovada pela Congregação para a Educação Católica na Arquidiocese de São Paulo, bem como seus estatutos e a nomeação do Grão-Chanceler, o Cardeal Odilo Pedro Scherer. Trata-se da primeira faculdade do gênero no Brasil. O então Instituto de Direito Canônico Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro, em função há cerca de 15 anos, foi elevado à condição de Faculdade Eclesiástica pela Sé Apostólica. “Tenho a esperança que a recém-erigida Faculdade de Direito Canônico poderá oferecer uma contribuição valiosa para a vida e a missão da Igreja no Brasil. E tenho a certeza de que o fará”, afirmou Dom Odilo, em 2014.

 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 13 de agosto de 1946, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) tem como grão-chanceler o Cardeal Odilo Pedro Scherer. Na comemoração do 65º aniversário de fundação da PUC-SP, em 2011, Dom Odilo escreveu uma carta dirigida à toda comunidade universitária em que fala sobre a “história respeitável” da universidade “que nos honra e que somos convidados a honrar”. Ele salientou que é necessário “um constante e dinâmico confronto da sua proposta institucional e acadêmica com a realidade mutante do convívio social, econômico e cultural. A PUC-SP tem a vocação de preparar pessoas e cidadãos com elevada formação acadêmica e, igualmente, elevado senso moral, a partir de uma visão cristã sobre a pessoa, o mundo e as atividades humanas”.

Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo

 Em novembro 2016, o Cardeal Scherer nomeou o Monsenhor Sérgio Tani para o ofício de vigário judicial da Arquidiocese e do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo.

O Tribunal, que tem Dom Odilo como moderador em 2ª instância, fez várias mudanças para melhor atender aos fiéis católicos nos últimos anos, como a simplificação dos processos de nulidade matrimonial, cursos de direito matrimonial e processual canônico e a instituição de câmaras eclesiásticas nas regiões episcopais.

As câmaras eclesiásticas têm a função de colaborar com os bispos diocesanos na administração da justiça e tornar os processos mais acessíveis. A iniciativa também corresponde a uma das urgências pastorais da Arquidiocese em relação às famílias.

Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação

 Criado em 1992 pelo Cardeal Paulo Evaristo Arns (1921-2016), então arcebispo de São Paulo, o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação (Vicom) é um organismo pastoral voltado a promover a ação evangelizadora da Igreja.

Em março de 2010, o Vicom foi restaurado com a nomeação do Cônego Antônio Aparecido Pereira como vigário episcopal. Em seguida, houve a reformulação e publicação de um novo regimento. A missão deste Vicariato é acompanhar a ação pastoral e evangelizadora no mundo da comunicação na Igreja Particular de São Paulo, especialmente pelos meios de comunicação – jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, Portal ArquiSP, Folheto Litúrgico Povo de Deus em São Paulo –, a Pastoral da Comunicação (Pascom) e a assessoria de imprensa da Arquidiocese.

Em 2015, Dom Odilo nomeou como vigário episcopal Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese. Atualmente, o Vicariato vem trabalhando pela integração dos meios de comunicação da Arquidiocese.

Vicariato para a Educação e a Universidade

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC-SP, criou, em 2014, o Vicariato Episcopal para a Educação e Universidade, com o objetivo de ampliar a presença evangelizadora da Igreja nas instituições de ensino católicas e não católicas. “A intenção de criar este Vicariato é para que possamos ir ao encontro da juventude, e um local certo onde a encontramos é a universidade, é o colégio”, afirmou. Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese, foi nomeado vigário episcopal. Além da Pastoral Universitária, o Vicariato tem promovido muitos eventos nas universidades, bem como ajudado na reflexão sobre a Educação no país.

Cáritas Arquidiocesana de São Paulo

Cáritas Arquidiocesana de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer é presidente da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), que foi fundada em 1968 e refundada em 1987. Um dos trabalhos principais da Cáritas atualmente é o Centro de Acolhida para Refugiados, que atende e encaminha pessoas em situação de refúgio que vêm de diferentes países, a maioria fugitivos de conflitos armados. Outra atividade realizada pela Cáritas, que teve início em 2009, foi a CrediPaz, um Instituto de microcrédito, sem fins lucrativos. O Cardeal Scherer também foi responsável por uma reestruturação interna da Cáritas Arquidiocesana, que começou em 2010, com a criação de seis núcleos regionais, bem como a mudança de sede da instituição, realizada para melhor atender às pessoas por ela assistidas. O Arcebispo acompanhou e apoiou a mudança, que aconteceu em julho de 2016.

 

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.