VATICANO

COVID-19

Vaticano toma medidas para enfrentar coronavírus

Por Redação com Vatican News
06 de março de 2020

Após confirmação do primeiro caso de COVID-19 no território Vaticano, Direção de Saúde e Higiene está em contato com as autoridades italianas competentes

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou na manhã desta sexta-feira, 6, que os serviços ambulatoriais da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano foram temporariamente suspensos após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (COVID-19) no território. Permanece em funcionamento apenas o serviço de emergência.

O Diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, comunicou, ainda, que a Direção de Saúde e Higiene está em contato com as autoridades italianas competentes e, enquanto isso, foram aplicados os protocolos de saúde previstos.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o Papa Francisco manifestou sua solidariedade com este momento de alerta.

“Desejo expressar novamente minha proximidade aos doentes do coronavírus e aos profissionais de saúde que os tratam, bem como as autoridades civis e todos aqueles que estão trabalhando para assistir os pacientes e deter o contágio”, afirmou o Pontífice.

SAÚDE DO PAPA

Na quarta-feira, 4, a Santa Sé já havia esclarecido que o Papa Francisco se recupera em sua casa de um resfriado “sem sintomas relacionados a outras patologias”.

Na ocasião, Matteo Bruni informou que o Santo Padre continua celebrando a missa diariamente e acompanhava da Casa Santa Marta, onde reside, o retiro quaresmal da Cúria Romana, que se conclui hoje, em Ariccia, ao sul de Roma.

DIOCESE DE ROMA

O secretário do Vicariato de Roma, Padre Pierangelo Pedretti, informou que a Diocese de Roma está tomando as devidas providências para prevenção do contágio do COVID-19. Foram suspensas até 15 de março todas as “atividades não sacramentais”, como os encontros de catequese para a primeira Eucaristia, cursos de preparação para o Matrimônio, retiros, peregrinações e atividades paroquiais em geral.

As medidas predispostas se referem ao decreto do governo italiano para enfrentar a emergência relacionada ao coronavírus. São consentidas as “celebrações litúrgicas semanais e festivas, desde que respeitem as medidas de precaução consideradas fundamentais pelas autoridades competentes, em particular manter um metro de distância entre as pessoas”.

Sugere-se também que sejam “predispostas as celebrações ao ar livre” e os fiéis são convidados, na medida do possível, a participarem das celebrações nas igrejas maiores. Permanecem em vigor as indicações de dias atrás, ou seja: “receber a Eucaristia nas mãos, evitar o aperto de mão como gesto de paz e a retirada da água benta”.

LEIA TAMBÉM: 

Coronavírus: Diocese de Roma terá dia de oração e jejum pela Itália e pelo mundo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.