VATICANO

EM 12 DE FEVEREIRO

Vaticano anuncia data da publicação da Exortação Apostólica ‘Querida Amazônia’

Por Flavio Rogério Lopes
11 de fevereiro de 2020

Documento pontifício será fruto das reflexões realizadas durante a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos realizada em outubro de 2019

Vatican Media

A Sala de imprensa da Santa Sé anunciou nesta sexta-feira, 7, que a apresentação da Exortação Apostólica Pós Sinodal “Querida Amazônia” será realizada na próxima quarta-feira, dia 12, no Vaticano.

A coletiva de imprensa de apresentação do documento acontecerá às 13h no horário local (9h, no horário de Brasília) e pode ser vista em tempo real em https://www.youtube.com/vaticannews.

Participarão da coletiva o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; o Cardeal Michael Czerny, S.I, Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que foi Secretário Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia; o jesuíta Adelson Araújo dos Santos, professor de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana; a Irmã Augusta de Oliveira, Superiora Geral das Servas de Maria Reparadoras, o Professor Carlos Nobre, Prêmio Nobel da Paz de 2007, e, David Martínez de Aguirre, de Puerto Maldonado, este último por meio de uma videochamada.

VEJA O COMUNICADO

O documento é fruto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

O Sínodo teve a participação dos bispos e representantes dos nove países que constituem a chamada Pan-Amazônia – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, incluindo a Guiana Francesa como território ultramar –, envolvendo sete conferências episcopais.

Ao término do Sínodo, que tem caráter consultivo, foi apresentado ao Pontífice um documento final, como fruto das reflexões e trabalhos sinodais.

Nesse texto, foram destacados diagnósticos sobre a realidade dos povos amazônicos e apresentadas sugestões para a ação evangelizadora da Igreja na Amazônia. Esses diagnósticos, como afirmou o Papa Francisco em seu discurso conclusivo dos trabalhos do Sínodo, são a parte mais consistente do caminho sinodal.

Como aconteceu com os documentos pontifícios anteriores de Francisco, este será apresentado pelos bispos locais nas dioceses, que promoverão eventos e estudos para conhecimento e aprofundamento de seu conteúdo.

(Com informações do Boletim da Sala de Imprensa do Vaticano)

LEIA TAMBÉM

Igreja na Amazônia: conversão integral, pastoral, ecológica e sinodal

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.