SÃO PAULO

Dom Carlos Lema sobre Dom Odilo

‘Valorizo bastante o zelo pastoral de Dom Odilo’

Por Daniel Gomes
05 de mai de 2017

Bispo fala sobre a inspiração de Dom Odilo para criar o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade

Luciney Martins/ Jornal O SÃO PAULO

Na comemoração dos 10 anos de arcebispado de Dom Odilo Scherer na Arquidiocese, o jornal O SÃO PAULO ouviu os bispos que trabalham de forma mais próxima com o Cardeal Scherer. Este é o caso de Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Leia a seguir a mensagem enviada por Dom Carlos:

*******

Embora conhecesse Dom Odilo há bastante tempo, nos últimos três anos, desde minha nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, tenho sentido como um verdadeiro privilégio poder conviver e trabalhar – como os demais Bispos Auxiliares – junto ao nosso Arcebispo.

Da minha parte, valorizo bastante o zelo pastoral de Dom Odilo, que – entre tantas iniciativas – promoveu a criação do Vicariato para a Educação e a Universidade na Arquidiocese de São Paulo. Essa decisão remonta à JMJ de 2013, no Rio de Janeiro: diante dos milhões de jovens que participaram com entusiasmo daqueles dias memoráveis em torno ao Papa Francisco. Dom Odilo nos comentou que, naqueles dias, vendo essas multidões de jovens, perguntou-se: “Onde estão esses jovens?” E lhe veio imediatamente a resposta: “Estão nas escolas e universidades”. E a conclusão foi pronta: “Então vamos aos jovens onde eles estão!”

Assim surgiu a ideia de promover o Vicariato para a Educação e a Universidade. Desde o momento em que me confiou esse importante conjunto de pastorais, Dom Odilo está sempre presente, apoiando as nossas iniciativas, animando a chegar a todo o imenso mundo da educação, a oferecer um serviço às nossas escolas, faculdades e universidades católicas, e a estender esse trabalho às instituições de ensino particuladas e públicas da nossa Arquidiocese. Além disso, sempre nos encoraja a avançar, a promover eventos de formação para professores, educadores, estudiosos das diversas áreas e ciências.

Assim, nessa comemoração dos 10 anos de seu ministério episcopal em nossa Arquidiocese, meu sentimento é de alegria e de confiança. Penso que, como os demais Bispos Auxiliares, trabalhar ao lado de Dom Odilo representa para cada um de nós um grande aprendizado. Compartilhamos as preocupações, as dificuldades etc, mas também as alegrias, os frutos, as conquistas das atividades pastorais de cada um dos Bispos Auxiliares são também de Dom Odilo.

Na realidade, vejo-o como um irmão mais experiente empenhado em acompanhar e ajudar os trabalhos e atividades de seus irmãos mais novos.

Dom Carlos Lema Garcia – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.