SÃO PAULO

Marina Alonso

Uma moda que valorize a mulher, tanto na beleza quanto na essência

Por Júlia Cabral
15 de agosto de 2017

Marina Alonso, falou ao O SÃO PAULO sobre o Bela Estampa, um projeto que une a moda com a modéstia e a dignidade da mulher

Júlia Cabral

Em meio a tantos blogs e canais que apresentam e ditam tendências da moda atual, duas amigas pensaram um meio que unisse a moda com a modéstia e a dignidade da mulher. Marina Alonso, 24, estudante de Design, e Helen Felix, 22, estudante de Moda, se uniram e assim nasceu o Bela Estampa.

Com 135 curtidas no Facebook e 115 seguidores no Instagram, as jovens têm 99% de seu público composto por mulheres de até 64 anos, sendo metade deste número de jovens de 18 a 24 anos. E não só no Brasil: há seguidores na Austrália, Canadá, Equador, Itália, Filipinas e Portugal.

Marina deu uma entrevista ao O SÃO PAULO contando um pouco sobre o projeto do Bela Estampa.

 

O SÃO PAULO – QUAL A IDEIA E O OBJETIVO DO BELA ESTAMPA?

Marina Alonso – Começou com a ideia de ser um blog de moda. Na verdade, a gente ainda não tem o blog propriamente dito, mas já está nas redes sociais, tanto Facebook quanto no Instagram. Porque – principalmente o Instagram – são as redes que têm maior alcance nessa parte relacionada com moda, imagem.... Então, vimos que fazia mais sentido começar logo pelas redes sociais e depois ir para o blog propriamente dito. A ideia é falar de moda, claro! Mas, não o que está saindo no tapete vermelho, coisas assim; e sim uma coisa muito prática e útil.

Então, mais ou menos para explicar, a nossa divisão é: inspiração, coisas para as pessoas se inspirarem no dia a dia; exemplos de combinações, de cores, como combinar; dicas práticas, como cuidado de roupa, tipos de tecido – coisas bem básicas, do dia a dia, que podemos cuidar melhor da roupa para que dure mais, e coisas que muita gente não sabe. Depois, outra coisa é onde existe promoção, lugares interessantes pra aonde ir. E por último, mais para quando tivermos o blog propriamente dito, é falar da dignidade da mulher: que no fundo é a base do nosso trabalho. 

A parte da dignidade da mulher é a mais importante, mas queremos falar de uma forma muito sutil. Com pequenos textos, uma coisa ou outra. Nosso foco é atrair muito mais pela praticidade e, depois, comentar sobre essa parte. 

 

COMO NASCEU ESSA IDEIA DE MOnTAR ESSE PROJETO?

Percebemos dois pontos: Primeiro, que tem muita gente falando de moda, mas não falando bem, ou seja, valorizando de fato a mulher. Muita gente falando, mas conteúdos que muitas vezes influenciam mais negativamente; fazendo com que a mulher seja mais um objeto e não o que realmente quem é.

E outra coisa é que sentíamos falta de coisas mais práticas do mundo da moda. Tanto que perguntamos para as pessoas: ‘O que vocês gostariam de ver em um blog de moda?’ E as respostas foram variadas. ‘Ai, eu queria ver sobre tecidos!’, ‘eu queria ver sobre combinações!’. Então, fomos vendo o que as pessoas a nossa volta, e nós mesmas, tinham vontade de ver em um blog de moda e que muitas vezes sentíamos falta. 

Muitas vezes, blogueiras atuais falam das vidas pessoais e nosso foco não é falar da nossa vida. Esse também é um motivo.

 

COMO SURGIU O NOME BELA ESTAMPA?

Primeiro, fizemos um brainstorm , para chegar no resultado. Mas, a ideia foi a seguinte: Beleza; o que é uma beleza realmente? Ela puxa para o bem, leva o Homem ao bem e à verdade. E estampa; o que é uma estampa? É um padrão, ou desenho, que se imprime várias vezes. Então, nossa ideia é imprimir a beleza na sociedade, por meio do blog.

 

E QUAL SERIA O PÚBLICO ALVO? 

Nosso público alvo é mais universitárias e jovens profissionais; falamos um pouco para todas, mas o foco maior são as mulheres da nossa idade. Quisemos focar um pouco mais nessa faixa etária, que são pessoas que tem uma consciência mais formada e que, às vezes, precisam repensar um pouco o que vestem.

 

O QUE A BELA ESTAMPA PODE COMUNICAR, OFERECER DE DIFERENTE PARA ESSE PÚBLICO? 

A menina vai conseguir encontrar lá uma moda que de fato vai valorizá-la como mulher. Não precisa ser uma coisa cheia de detalhes e babados, mas será uma coisa que vai valorizá-la como mulher, independentemente do seu estilo. E também vão ter dicas e informações super legais para uma menina do dia a dia. Por exemplo, tipo de roupa que combina com tal coisa, inspiração para combinar, lojas em promoção, cuidado com a roupa... enfim, dicas muito práticas. Não é uma coisa meio Cannes [festival de cinema francês], meio o que acontece fora, mas uma coisa bem para o dia a dia e para o estilo da brasileira.

 

COMO É POSSÍVEL USAR A MODA PARA DIRECIONAR A DIGNIDADE DA MULHER? 

Primeiramente, é preciso explicar que a dignidade tem muito a ver com a intimidade. E a intimidade é algo muito próprio de cada pessoa, original e irrepetível e faz com que cada pessoa seja única e especial do jeito que é; e claro, a intimidade é uma coisa que cada um revela como quiser e a quem quiser. 

Dentro da intimidade, é importante levar em consideração ter os sonhos, os pensamentos, os ideais. E o corpo também. O corpo também faz parte da intimidade e a pessoa, é claro, revela a quem ela quiser.

Mas o que a moda tem a ver com isso? Na moda, a roupa não é uma coisa, como muita gente pensa, para cobrir o corpo. Mas, podemos ver com um lado mais positivo. É uma forma de valorizar aquele corpo para que as pessoas deem o devido respeito àquela pessoa. Então, ela [a roupa] ornamenta o corpo de uma forma que ele fique belo, não provocante, mas belo de uma forma positiva. Então, a moda tem muito a ver com isso; fazer com que se encontre o belo em cada pessoa e que ela seja respeitada. 

Uma moda que mostre o corpo, vamos dizer, como um pedaço de carne, não o valoriza. Porque se vê o outro e se fixa em uma parte só como um objeto de desejo e não como algo belo e agradável de se ver e que passe de uma forma muito simples de dizer, uma alegria, um bem-estar. 

Faz muita diferença ver uma pessoa bem vestida e pensar: ‘Que pessoa bonita! ’ É agradável de se ver. Não tem nada ali que está chamando atenção e impedindo de olhá-la como um todo. Esse é outro ponto: a moda deve ajudar a ver a pessoa como um todo. Ela convida a querer conhecer mais o interior daquela pessoa. Uma moda que faz com que se pare simplesmente no corpo, para mim, já é sinal de que ela não valoriza a pessoa e não está trazendo a questão da dignidade, nem fazendo ver a dignidade de quem a veste. 

Por isso, tomamos muito cuidado com o que postamos: a ideia é darmos exemplo e mostrar realmente quem é a mulher.

 

O QUE LEVOU UMA ESTUDANTE DE DESIGN E UMA DE MODA A SE UNIREM PARA FAZER UM BLOG? 

Eu e a Helen frequentávamos as mesmas coisas e eu já tinha essa ideia na cabeça, mesmo porque eu estou muito na área de comunicação e trabalho muito com essa parte de influenciadores. Então, era uma coisa que eu via que tinha oportunidade grande de crescer, no sentido de colocar coisa boa e ter um alcance grande. E ela tem a questão de ter teoria de moda, então, tem muito mais base do que eu, que gosto e sempre procurei, entrei em blog. A Helen tem a parte um pouco mais teórica da moda. 

Conversando sobre isso, falei: ‘Estou muito afim de fazer uma coisa sobre moda, falar sobre a dignidade da mulher, colocar coisa boa na internet. Você topa fazer comigo?’ e ela falou: ‘Vamos fazer!’ Então, a Helen prepara um pouco os posts, com base no que ela sabe, e eu faço mais essa parte de divulgação e administração da página. Mas, fazemos as coisas muito juntas, a pauta, o que vai ser feito e tudo mais. 

 

As opiniões expressas na seção “Com a Palavra” são de responsabilidade do entrevistado e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editoriais do jornal O SÃO PAULO.
 


 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.