INTERNACIONAL

ACN - Ajuda à Igreja que sofre

Um ‘MasterChef’ na Venezuela

Por Maria lozano
01 de abril de 2020

Hoje 150 pessoas necessitadas recebem uma refeição diária

Tony Pereira, 51, é um “MasterChef” na Venezuela. Formado em academias gastronômicas de prestígio, ele trabalhou em vários hotéis cinco estrelas em seu país. Seu dia de trabalho começa às 7h, mas Tony acorda às 4h. Ele pega sua moto e vai para a Paróquia de San Sebastian, em Maiquetía, no município de Vargas, perto da capital Caracas. A primeira coisa que ele faz ao entrar na igreja é se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento e agradecer o novo dia. Então, ele entra no pátio, acende o fogão abastecido por um botijão de gás velho, pega duas enormes panelas de latão e, antes de ir para o local de trabalho, prepara um menu exclusivo para um grupo de convidados muito especial – esse é o ritual 
diário de Tony, faça chuva ou faça sol.
O menu é exclusivo, não por causa de seus ingredientes finos, mas porque o condimento que mais se destaca é o amor. O comprometimento e a dedicação de Tony e seus ajudantes são consideráveis. Os outros ingredientes, embora simples, são difíceis de encontrar em um país que vive uma profunda crise econômica e social. É um desafio encontrar os ingredientes necessários, mas o chef usa toda a sua criatividade para garantir que o cardápio seja variado. Hoje, há frango com arroz. “Dez quilos de arroz e quatro galinhas”, calcula Tony em voz alta.
E os convidados? Mais de 150. Crianças e idosos vão diariamente à cantina improvisada na Paróquia de San Sebastian para fazer sua única refeição do dia. Muitos deles não teriam o que comer se não viessem aqui. O Padre Martin recebe todos na porta. Ele cumprimenta um garoto de camisa azul, o Felipe, 11. “Todo dia, ele vem aqui do alto da colina, empurrando o pai numa cadeira de rodas. Depois, ele sobe a colina novamente; pode imaginar como isso é difícil para um garoto?” Felipe vai até o Padre: “Meu pai não pôde vir hoje, ele está com febre, então, eu o deixei sozinho em casa. Posso levar comida para ele em uma tigela?” O Padre, compreensivo, consente: “Primeiro, coma. Depois, prepararamos algo para ele”.
À noite, quando sai do trabalho, Tony descansa um pouco e depois organiza a mise en place (na linguagem do chef, isso significa preparar os ingredientes para a próxima sessão de trabalho). Ele observa o que é necessário e como obtê-lo. Então, pega sua moto antiga e dirige até a padaria, onde “doa” algumas horas – para usar suas próprias palavras – recebendo em troca de 10 a 15 pães. Depois de cortá-los em fatias finas, Tony dará um pedaço de pão para cada criança no dia seguinte. Essa é outra e muito importante “gota de amor”. Tony faz isso porque o pão é tão caro que agora dificilmente há uma família que possa comprá-lo.
Enfim, é hora de ir para casa. O dia foi longo. Tony dá uma última olhada para a sua moto antiga que, mesmo falhando, ainda funciona. Antes de ir para a cama, sua oração é também um pedido de forças para continuar tudo de novo, no dia seguinte, e ajudar seus irmãos e irmãs até o último dia de sua vida.
Esse é o incrível trabalho pastoral de Tony Pereira. Ainda assim, ele não receberá nenhuma “estrela Michelin” (uma das classificações mais importantes do mundo da Gastronomia), pela superação de todos os dias. Ele, provavelmente, também nunca vencerá uma competição de culinária. Mas não há dúvida de que esse chef está ganhando diariamente o título de ‘Masterchef da Venezuela’, porque, sem dúvida, ele está acrescentando sabor à vida de muitas pessoas.
A ACN está ajudando a Igreja na Venezuela com projetos que auxiliam seu trabalho na distribuição de alimentos aos que mais precisam. Na Diocese de Guaira, onde o Tony está, a ACN doou 11 geladeiras e um fogão. Mas muito ainda precisa ser feito. 

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.