NACIONAL

EXPOCATÓLICA

São Paulo acolhe a maior feira católica da América Latina

Por Fernando Geronazzo
18 de julho de 2019

a maior feira de produtos e serviços para igrejas e instituições católicas da América Latina

Ente os dias 12 e 15 aconteceu em São Paulo a 14ª edição da ExpoCatólica, a maior feira de produtos e serviços para igrejas e instituições católicas da América Latina. O evento reuniu mais de 200 expositores de livros, artigos religiosos, móveis, equipamentos, serviços, turismo e educação católicos. 
Fábio Castro, diretor da Promocat Marketing Integrado, empresa idealizadora e promotora da feira, explicou ao O SÃO PAULO que o principal objetivo da ExpoCatólica é a promoção do segmento de empresas de produtos e serviços que contribuem com a Igreja na sua missão evangelizadora. 

MERCADO EM CRESCIMENTO
No Brasil, existem cerca de 500 empresas voltadas para atender a esse segmento específico. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Data Popular, em 2015, dos R$ 23 bilhões de reais em consumo anual de produtos cristãos no Brasil, R$ 15 bilhões são do segmento católico. “É um segmento que, além de dar subsídio para a Igreja na sua missão evangelizadora e pastoral, emprega muitas pessoas, gera recursos e movimenta a economia”, enfatizou Castro. 
Além dos materiais de uso litúrgico e arte sacra, há fornecedores de produtos relacionados à devoção popular, arquitetura religiosa, tecnologia, móveis e equipamentos religiosos. Na área do turismo religioso, a feira promove os santuários, centros de peregrinação e serviços a eles relacionados. 
Desde sua primeira edição, em 2013, a ExpoCatólica estimulou o desenvolvimento do segmento no Brasil em relação à variedade e à qualidade. “Antigamente, por exemplo, os padres tinham que adquirir na Itália os objetos de arte sacra de qualidade. Hoje há várias empresas no Brasil que produzem esses objetos com qualidade e muitas outras que importam da Itália, e facilitam o acesso a esses produtos”, destacou o idealizador.  

VARIEDADE
Há empresas de engenharia e arquitetura que se especializaram em construções, reformas e restaurações de igrejas, levando em conta seu uso sacro e litúrgico. O mesmo acontece com a sonorização e iluminação dos templos católicos. 
Na prestação de serviços, o segmento católico estimulou o desenvolvimento de pacotes de seguro patrimonial ou de saúde voltados para as instituições e entes eclesiásticos. No evento, um banco lançou uma linha de financiamento específica para obras sociais mantidas por instituições católicas, adaptando seus produtos para as necessidades próprias dessas entidades. 
O público maior da ExpoCatólica é composto de representantes de instituições religiosas, padres, religiosos, agentes de pastoral e lojistas, inclusive aqueles que comercializam produtos e artigos religiosos como presentes: camisetas, imagens sacras, terços, medalhas, CDs, bíblias, entre outros. 
No sábado e no domingo, a feira também é aberta ao público em geral. Nessa ocasião, alguns expositores convidam cantores e personalidades católicos para se apresentar em seus estandes, como a banda Rosa de Saron, a cantora Adriana Arydes e o Padre Marcelo Rossi. Durante o evento, também houve o lançamento de livros nos estandes de livrarias e editoras. 

EM VISTA DA EVANGELIZAÇÃO
Fábio Castro enfatizou que a ExpoCatólica é uma feira de negócios e leva em conta os critérios, respeito e cuidado que a Igreja exige para tal, tendo como fim último sua ação evangelizadora. “Nosso slogan é ‘Encontros que geram negócios que geram evangelização’”, completou. 
O idealizador da feira esclareceu que a fé não pode ser comercializada, pois é um dom de Deus recebido individualmente. “O que buscamos é promover produtos e serviços de qualidade que favoreçam a ação da Igreja e consequentemente a experiência de fé das pessoas que dela fazem parte.”
“Uma imagem sacra, antes de ser abençoada, entronizada em uma Igreja ou se tornar sinal de devoção para um fiel, precisa ser fabricada e comercializada por uma empresa, que possui funcionários contratados segundo as leis trabalhistas, recolhem impostos. Esse caminho não pode ser desconsiderado”, ilustrou o empresário.  

CONGRESSOS 
Da ExpoCatólica surgiram outras iniciativas voltadas para a capacitação na área da gestão eclesial, contabilidade fiscal de igrejas, formação para secretárias paroquiais, implantação e manutenção da Pastoral do Dízimo e capacitação técnica de agentes de Pastoral da Comunicação. 
Alguns desses eventos acontecem durante a feira, como o Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha (Conadiz), Congresso Nacional de Comunicação Paroquial (Conacomp), além do Fórum da Música Católica. “Esses congressos surgiram a partir das demandas que foram identificadas durante a realização das ediçãoes anteriores da ExpoCatólica”, explicou Fábio Castro. 
Nesta edição da feira, também aconteceram palestras sobre temas diversos como sonorização de igrejas, técnicas musicais, mídias sociais e evangelização. 

PRESENÇA DA IGREJA 
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou da abertura da feira. Ele definiu a ExpoCatólica como uma boa iniciativa que está se firmando e crescendo ao longo dos anos, tendo hoje mais experiência e diversificação de produtos e divulgação de ideias. “São ofertas de produtos e serviços que são interessantes e importantes para o trabalho da Igreja, como na área da comunicação, organização interna”, afirmou.
Ainda segundo Dom Odilo, a feira também é uma forma de a Igreja estar presente na sociedade, “por meio de produtos que manifestam aquilo que nós somos, cremos e expressamos por meio de símbolos, ideias, ritos e tantas formas que ajudam a testemunhar a fé”.

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