VATICANO

Sexta-feira Santa

Via Sacra acontece na Praça de São Pedro com meditações de detentos e vítimas de crimes

Por Filipe Domingues (Especial para O SÃO PAULO)
10 de abril de 2020

Papa Francisco rezou breves orações em cada uma das estações nesta Sexta-feira Santa

Vatican Media

Não foi possível, neste ano, realizar a conhecida Via Sacra do Papa no Coliseu, em Roma. Mas a tradição foi mantida. Em meio à crise sanitária causada pelo novo coronavírus, essa devoção foi colocada em prática na Praça de São Pedro, embora quase vazia, nesta sexta-feira, 10 de abril.

Os textos das meditações e orações propostas neste ano para as estações da Via Sacra foram escritos por cinco pessoas que estão encarceradas, uma família de uma vítima de homicídio, a filha de um homem condenado à prisão perpétua, uma educadora, uma catequista, um frade, um agente penitenciário e um sacerdote acusado de um crime e, depois, absolvido após oito anos de processo.

Esse grupo de pessoas foi reunido pela Capelania da Casa de Reclusão “Dois Palácios”, em Pádua, na Itália, coordenados pelo capelão, o Padre Marco Pozza, e pela voluntária Tatiana Mario. O convite a eles partiu do próprio Papa Francisco.

Proposta da meditação

O percurso da Via Sacra começou no centro da Praça de São Pedro, próximo ao obelisco, e percorreu diversos pontos, marcados com tochas de fogo no chão.

“Acompanhar Cristo pelo Caminho da Cruz, com a voz rouca das pessoas que povoam o mundo das prisões, é uma oportunidade de assistir ao duelo prodigioso entre a Vida e a Morte, descobrindo como os fios do bem, inevitavelmente, se entrelaçam com os fios do mal”, diz a introdução do livreto que contém as meditações.

“Tudo é possível a quem crê, porque mesmo na escuridão das prisões ressoa este anúncio cheio de esperança: ‘Nada é impossível a Deus’ (Lc 1,37). Se alguém lhe apertar a mão, o homem que foi capaz do crime mais horrendo poderá ser o protagonista da mais inesperada ressurreição”, acrescenta o texto.

O Papa preferiu não fazer um discurso, mas rezou breves orações em cada uma das estações da Via Sacra. Na última, recordou aqueles que se dedicam ao serviço dos que sofrem: “Ó Deus, luz eterna e dia sem pôr do sol, cumula de seus bens aqueles que se dedicam ao seu louvor e ao serviço de quem sofre, nos inúmeros lugares de sofrimento da humanidade.”

É possível ler a íntegra das meditações em português no site da Libreria Editrice Vaticana.

 

CLIQUE E ACESSE FOTOS DA VIA SACRA

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.