SÃO PAULO

1º de maio

‘Que São José interceda pelos trabalhadores e desperte em todos um grande senso de solidariedade’

Por Fernando Geronazzo
01 de mai de 2020

Na memória de São José Operário, o Cardeal Scherer rezou por todos os trabalhadores, especialmente os que passam por dificuldades nesta pandemia

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da memória de São José Operário nesta sexta-feira, 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores.

A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, na região central da capital, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, como tem acontecido desde o início das medidas de distanciamento social para conter o avanço da disseminação do novo coronavírus.

“Nós queremos recordar os que trabalham e, de modo particular, neste ano, unindo-nos a todos os trabalhadores que passam por dificuldades em vista da pandemia que estamos atravessando”, afirmou Dom Odilo, no início da missa.

“Que haja entre nós um grande movimento de solidariedade para com os trabalhadores, especialmente aqueles que estão sem trabalho ou em situação precária, acrescentou o Arcebispo, pedindo, ainda que o exemplo de São José ensine todos a valorizar seus trabalhos. “Na Sagrada Família, São José, Nossa Senhora e o jovem Jesus trabalhavam para viver dignamente e, por meio do trabalho, participarem da obra de Deus”, disse.

HOMEM JUSTO

O Cardeal recordou, ainda, que o Evangelho de São Mateus descreve São José como um homem bom, justo, honesto e trabalhador. “Nisso, ele já é para todos um exemplo...  Que São José nos ajude para que sejamos como ele e conservemos essas qualidades”, destacou.

Referindo-se aos trabalhadores atuais, que vivem em condições diferentes à de São José, Dom Odilo enfatizou a realidade do desemprego e da dificuldade para  encontrar trabalho, situação que piorou com crise sanitária. “Nesse tempo, além das qualidades de São José, nós precisamos ter muita prudência e grande solidariedade na ajuda uns dos outros”, reforçou.

O Arcebispo manifestou sua felicidade em ver que a generosidade do povo está sendo grande. “Há muitas iniciativas espontâneas e, também, organizadas pelas obras de solidariedade que conhecemos, para que possa ajudar a quem está em situação pior neste momento, como os doentes, em primeiro lugar, e as famílias que não têm trabalho e não tem renda e, por isso mesmo, não têm como continuar a pagar o pão de cada dia”.

SOLIDARIEDADE

“Que Deus ajude a todos nós, à imitação de São José de da Sagrada Família, a viver este tempo com serenidade e solidariedade.

Mas também nós devemos lembrar que o mundo do trabalho e da economia deve ser feito de justiça e de cuidado social para dar a todos as possibilidades de vida digna, honesta. “Que esse tempo de pandemia também possa fazer refletir sobre a situação de tantas pessoas que vivem de migalhas da mesa, da abundância, de alguns e vivem na precariedade extrema”.

“Que São José interceda por todos nós, por todos os trabalhadores do Brasil, do mundo e desperte em todos um grande senso de solidariedade. Que Deus faça frutificar o trabalho de nossas mãos”, concluiu Dom Odilo.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.