SÃO PAULO

Missa

‘Que Ele nos dê sempre deste pão e aumente a nossa fé’

Por Daniel Gomes
30 de abril de 2020

Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na manhã desta quinta-feira, 20, na capela de sua residência episcopal

Reprodução da internet

Mesmo a distância, a comunidade se reúne em torno do Cristo e, já no começo do dia, eleva a Deus a súplica e sua ação de graças, disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, ao iniciar a missa desta quinta-feira, 20, na capela de sua residência episcopal.

A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e no Facebook da Arquidiocese de São Paulo, como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para evitar o avanço do novo coronavírus.

O Pão Vivo descido do céu

Na homilia, refletindo sobre o Evangelho do dia (Jo 6,44-51), o Cardeal recordou que Jesus fala claramente que é o verdadeiro pão da vida, o pão vivo descido do céu, e quem nele crê tem a vida eterna. Comer deste pão é crer, é aceitar Jesus Cristo como filho de Deus enviado ao mundo para a salvação da humanidade.

“A Eucaristia representa simbolicamente este pão. Jesus, na Eucaristia, está presente, é o pão que nós, pela fé, no sacramento, acolhemos. Atrás das espécies do pão e do vinho, que nós consagramos, está Jesus. Pão e vinho são as aparências sacramentais que nos devem levar a crer em Jesus”, afirmou.

Único e eterno sacrifício

Dom Odilo também recordou que a entrega de Jesus pela humanidade vale por todo tempo, “Ele é o único e eterno sacrifício que em cada missa recordamos e tornamos presente. Por isso que em toda missa, devemos participar com toda fé. Participar da missa é ter fé Nele, unir-se a Ele pela fé”, apontou, pedindo que Cristo “nos dê sempre deste pão e aumente a nossa fé”.

Pelos enfermos e pelas vocações

No momento das preces comunitárias, o Arcebispo rezou pelos doentes, pelos que cuidam dos enfermos e para que Deus acolha em seu Reino aqueles que já faleceram.

Também rezou por todos que não podem ir à missa por conta do isolamento social, para que cresçam na fé; e pediu pelas vocações sacerdotais e religiosas, ao recordar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações no próximo domingo, dia 3.

Romaria Arquidiocesana

Antes da bênção final, Dom Odilo reforçou o convite aos fiéis para que acompanhem pela tevê, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias sociais a 119a Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, no próximo domingo, com missa que será presidida por ele às 12h, no Santuário Nacional de Aparecida: “Todos podem se unir a essa celebração, que faremos por toda a Arquidiocese para elevar a Deus a nossa súplica pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida em favor de todo o povo, da Igreja, dos doentes, e para que Ela interceda por todos, a fim de sermos livres das angústias presentes nessa pandemia do novo coronavírus”.

O Arcebispo também exortou que os fiéis, em família, continuem a fazer a oração do Santo Rosário em preparação para a romaria.

Dia de São José Operário

Por fim, Dom Odilo recordou que amanhã, 1o de maio, é o Dia de São José Operário, quando também se comemora do Dia Internacional do Trabalhador. O Arcebispo se solidarizou com todos os trabalhadores, e convidou para que acompanhem as missas que presidirá às 7h e às 15h, esta última com transmissão pela Rede Vida de Televisão.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.