INTERNACIONAL

França

Primeira missa é celebrada depois de incêndio em Notre-Dame

Por Fontes: ACI Digital/ National Catholic Service
26 de junho de 2019

A missa aconteceu na Capela do Santo Sepulcro, que não foi afetada pelo fogo

No sábado, 15, o Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, celebrou a primeira missa na Catedral de Notre-Dame após incêndio de 15 de abril deste ano. A missa aconteceu na Capela do Santo Sepulcro, que não foi afetada pelo fogo. A Capela guardava as relíquias da Paixão de Cristo que foram resgatadas do fogo. Diversos sacerdotes concelebraram.

Na homilia, Dom Michel enfatizou que a Catedral não é simplesmente uma herança cultural da França, mas é um lugar para adorar a Deus. “Dedicação vem de dedicatio, que significa ‘consagração’. A dedicação é a consagração da igreja para a sagrada liturgia. O que celebramos todos os anos no dia da consagração é a razão profunda da construção de Notre-Dame: para manifestar o impulso interno do homem em direção a Deus”, disse o Arcebispo.

“A Catedral nasceu da fé de nossos ancestrais. Ela mostra a fé na bondade deCristo, seu amor maior que o ódio, sua vida mais forte que a morte, bem como a ternura de nossos antepassados em relação à Virgem Maria”, afirmou.

O Arcebispo salientou a impossibilidade de separar o aspecto cultural e o religioso da Catedral: “Pode alguém por pura ignorância ou ideologia separar cultura e culto? A própria etimologia demonstra a forte ligação que existe entre ambos. Eu enfatizo fortemente: uma cultura sem culto torna-se uma não cultura”.

Aproximadamente 30 pessoas assistiram à missa, todas usando capacetes de segurança, incluindo os celebrantes

Fontes: ACI Digital/ National Catholic Service

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.