VATICANO

Missa na Santa Marta

Papa reza pelos médicos e agentes de saúde que se dedicam aos pacientes com Covid-19

Por Fernando Geronazzo
20 de março de 2020

Francisco também orientou os fiéis impossibilitados de receber os sacramentos nesse período de isolamento

Na Missa da manhã desta sexta-feira, 20, na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco dirigiu sua oração aos profissionais e agentes de saúde que estão dando o máximo de si para ajudar pacientes com coronavírus, especialmente nas áreas mais atingidas pelo Covid-19. Também rezou pelas autoridades.

“Ontem recebi uma mensagem de um sacerdote bergamasco, pedindo para rezar pelos médicos de Bérgamo, Treviglio, Bréscia, Cremona, que estão trabalhando no limite de suas forças; eles estão dando suas próprias vidas para ajudar os doentes, para salvar a vida dos outros. E também peçamos pelas autoridades; não é fácil para eles gerir esse momento, e muitas vezes sofrem com incompreensões. Médicos, funcionários de hospitais, voluntários da saúde ou as autoridades, neste momento são colunas que nos ajudam a seguir em frente e nos defendem nesta crise. Rezemos por eles”, afirmou o Pontífice.

RECONCILIAÇÃO

Na homilia da missa celebrada sem a presença de fiéis e transmitida ao vivo pela internet, o Santo Padre destacou a dificuldade dos cristãos para recorrerem ao sacramento da Reconciliação nesse período de restrição da circulação.

“Muitos me diriam hoje: ‘Mas padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, por que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que ele me abrace, que meu pai me abrace ... Como posso fazer se não encontro sacerdotes?’", destacou o Papa.

Francisco orientou os fiéis a buscarem o arrependimento sincero diante de Deus, em oração, reconhecendo seus pecados por meio de um ato de contrição perfeito, comprometendo-se a se confessarem sacramentalmente assim que possível. “Um Ato de Contrição bem feito, e assim nossa alma se tornará branca como a neve”, completou.

COMUNHÃO ESPIRITUAL

Ao fim da missa, houve um momento de adoração eucarística conduzido pelo Papa, seguido da benção com o Santíssimo Sacramento. Nessa ocasião, o Pontífice convidou os fiéis que acompanhavam a celebração de suas casas, a fazerem sua comunhão espiritual:

“Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no vosso e na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja”, concluiu o Papa.

(Com informações de Vatican News e foto de Vatican Media)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.