VATICANO

Missa na Casa Santa Marta

Papa reza pelas pessoas que trabalham na mídia

Por Fernando Geronazzo
01 de abril de 2020

O Pontífice ressaltou que os profissionais de comunicação ajudam as pessoas impossibilitadas de sair de casa a não se sentirem isoladas

Na missa da manhã desta quarta-feira, 1º, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco pediu orações pelos profissionais da comunicação a fim de que ajudem as pessoas a suportar este período de isolamento.

“Hoje, gostaria que rezássemos por todos aqueles que trabalham na mídia, que trabalham para comunicar, hoje, para que as pessoas não se encontrem tão isoladas; pela educação das crianças, pela informação, para ajudar a suportar este tempo de fechamento”, disse o Pontífice, na celebração que foi transmitida pelas plataformas digitais do Vaticano.

LIBERDADE DOS DISCÍPULOS

Na homilia, o Santo Padre recordou que o discípulo de Jesus é uma pessoa livre, pois se deixa guiar pelo Espírito Santo e não por ideologias.

“Nestes dias, a Igreja nos mostra o capítulo oitavo de João: há a discussão muito forte entre Jesus e os doutores da Lei. E, sobretudo, se busca mostrar a própria identidade. João busca aproximar-nos daquela luta para esclarecer a própria identidade, tanto de Jesus, como a identidade dos doutores. Jesus coloca-os em dificuldade mostrando-lhes as contradições deles”, explicou o Papa.

Francisco acrescentou que Jesus aconselha o judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos”.

PERMANECER NO SENHOR

“Volta aquela palavra da qual o Senhor gostava tanto, que a repetirá várias vezes, e depois na ceia: permanecer. ‘Permanecei em mim’... Não diz: ‘Estudem bem, aprendam bem as argumentações’; dá isso por certo. Mas vai à coisa mais importante, aquela que é mais perigosa para a vida, se não se faz: ‘Permanecei na minha palavra’”, ressaltou o Pontífice.

O Santo Padre enfatizou, ainda, que a identidade cristã está no discipulado. “Tu, se permaneces no Senhor, na Palavra do Senhor, na vida do Senhor, serás discípulo. Se não permaneces, serás um que tem simpatia pela doutrina, que segue Jesus como um homem que faz muita beneficência, é tão bom, que tem valores justos, mas o discipulado é propriamente a verdadeira identidade do cristão”, afirmou.

UNÇÃO DO ESPÍRITO

Por fim, Francisco convidou todos a pedirem o Senhor que os faça conhecer a sabedoria e permanecer nele e os faça conhecer a familiaridade o Espírito Santo.

“Quem permanece no Senhor é discípulo, e o discípulo é um ungido, um ungido pelo Espírito, que recebeu a unção do Espírito e a leva adiante . Esse é o caminho que Jesus nos mostra para a liberdade e também para a vida. E o discipulado é a unção que recebem aqueles que permanecem no Senhor”, completou.

COMUNHÃO ESPIRITUAL

Como nos dias anteriores, o Papa concluiu a celebração com adoração e bênçoa Eucarística, convidando todas as pessoas que assistiam de suas casas a fazerem uma oração de comunhão espiritual:

Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no seu nada na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, a Eucaristia. Desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece; à espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja.

(Com informações de Vatican News e foto de Vatican Media)

ASSISTA AO VÍDEO DA ORAÇÃO DO PAPA PELOS PROFISSIONAIS DA MÍDIA: 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.