VATICANO

Cúria Romana

Papa nomeia prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé

Por Redação, com Vatican News
14 de novembro de 2019

Padre Juan Antonio Guerrero, conselheiro geral da Companhia de Jesus, assumirá organismo da Curia Romana instituído pelo Pontífice em 2014 

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 14, o Padre Juan Antonio Guerrero como Prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé.

Até o momento, Padre Guerrero exercia a função de conselheiro geral da Companhia de Jesus. “Como jesuíta é uma alegria receber uma missão diretamente do Papa. É um modo privilegiado para realizar a minha vocação”, afirmou Padre Guerrero.

BIOGRAFIA

Nascido em Mérida, na Espanha, o novo Prefeito tem 60 anos e ingressou na Companhia de Jesus em 1979, sendo ordenado sacerdote em 1992. É formado em Economia pela Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, em Filosofia e Letras pela mesma universidade e em Teologia pela Universidade Pontifícia de Comillas.

Foi professor de Filosofia e Política na Universidade de Comillas, mestre de noviços dos jesuítas na Espanha, superior provincial da Província de Castilha, ecônomo da Companhia de Jesus em Moçambique, e diretor do Colégio Santo Inácio de Loyola nesse país. Desde 2017, é delegado do superior geral jesuíta para as casas e obras interprovinciais em Roma e conselheiro geral da Companhia de Jesus.

CONFIANÇA NO SENHOR

Padre Guerrero afirmou ao Vatican News que a nomeação para a Secretaria para a Economia foi algo inesperado. “No início, assustei-me e fiquei sem ação. Mas recebo com humildade, com confiança no Senhor e na equipe que já está trabalhando na Secretaria da Economia. Da minha parte irei colaborar a serviço desta missão oferecendo o melhor que posso”, disse.

“Desejo conhecer e iniciar a trabalhar com a equipe da Secretaria para a Economia da Santa Sé, familiarizar com os critérios estabelecidos pelo Conselho para a Economia e colaborar na realização da vontade de Sua Santidade para este Dicastério. Espero contribuir à transparência econômica da Santa Sé e fazer uso eficiente dos bens e dos recursos que estão ao serviço da importante missão evangelizadora da Igreja”, manifestou Padre Guerrero. 

SECRETARIA

A Secretaria para a Economia foi instituída pelo para Francisco em 24 de fevereiro de 2014, sendo um organismo da Cúria Romana ligado diretamente ao Santo Padre para efetuar o controle econômico e a vigilância sobre os entes da Santa Sé e bem como as políticas e os procedimentos relativos às aquisições e à adequada colocação dos recursos humanos, no respeito das competências próprias de cada um dos entes.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.