INTERNACIONAL

SOLIDARIEDADE

Papa envia ajuda às vítimas de terremoto na Albânia

Por Redação, com Vatican News
28 de novembro de 2019

Soma será utilizada nas dioceses atingidas pelo abalo de 6,4 graus na Escala Richter e para obras de socorro e assistência

O Papa Francisco enviou a quantia de 100 mil euros para ajudar aos atingidos pelo terremoto de 6,4 graus na Escala Richter que atingiu a Albânia nesta terça-feira, 26, provocando a morte de pelo menos 40 pessoas e mais de 600 feridos.

Essa primeira contribuição do Pontífice, enviada por meio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, tem o objetivo de ajudar a população albanesa nesta fase imediata de emergência. De acordo com a Nunciatura Apostólica da Albânia, a soma será utilizada nas dioceses atingidas pelo terremoto para obras de socorro e assistência.

PESAR E ORAÇÕES

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, 27, o Santo Padre enviou uma saudação e expressou sua proximidade “ao querido povo albanês, que tanto sofreu nestes dias”. Francisco recordou que a Albânia foi o primeiro país da Europa que ele quis visitar, o que realizou em setembro de 2014. “Sou próximo às vítimas, rezo pelos falecidos, pelos feridos, pelas famílias. Que o Senhor abençoe este povo ao qual quero tão bem”, manifestou o Papa.

Também por meio de um telegrama enviado ao presidente da República da Albânia, Ilir Meta, e aos familiares das vítimas, o Pontífice expressou seu mais sincero pesar por aqueles que morreram em consequência do abalo sísmico.

“Encomendando as almas dos falecidos à misericórdia de Deus, asseguro aos feridos e a todos os atingidos por esse desastre minha proximidade em oração”, diz a mensagem assinada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin.

O Papa também invocou as bênçãos de fortaleza sobre as equipes de emergência e aos esforços realizados nas operações de socorro e confia o povo da Albânia à “providência amorosa do Todo-Poderoso”.

NOVO TREMOR

Nesta quinta-feira, 28, foi registrado outro abalo, de magnitude 5,1 na Escala Richter. Abalos secundários, que chegaram a atingir 5,4 graus, ocorreram ao longo de todo o dia.

A população foi obrigada a abandonar apartamentos e casas e dormir em ginásios, abrigadas em tendas e mesmo a céu aberto, protegidos por cobertores.

As autoridades enviaram 2 mil militares e 1.900 agentes de polícias, além de dezenas de equipes médias, às áreas afetadas. Também chega ajuda de países estrangeiros, como Itália e Estados Unidos. 157 bombeiros italianos trabalham entre os escombros em busca de sobreviventes.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.