VATICANO

Coronavírus

Papa doa 100 mil euros para Caritas Italiana

Por Fernando Geronazzo (atualizado em 13/03/2020 às 9:59)
13 de março de 2020

Os recursos serão destinados aos serviços essenciais prestados pela Igreja diante da difusão do Covid-19 no país

Papa Francisco preside missa na Casa Santa Marta, na quinta-feira, 12 (Foto: Vatican Media)

O Papa Francisco determinou, nesta quinta-feira,12, a doação de 100 mil euros para a Caritas Italiana para auxiliar os serviços essenciais prestados pela Igreja diante da situação vivida com a difusão do coronavírus no país.

A doação será feita por meio do Dicastério para o Desenvolvimento Humano e Integral e será destinada aos serviços prestados em favor dos pobres e mais vulneráveis, entre os quais, os refeitórios, centros de acolhimento, alojamentos e os centros de escuta, oferecidos diariamente pela Caritas local.  

O comunicado divulgado pelo Dicastério informa que o Pontífice expressa “proximidade espiritual” e “encorajamento paterno” às pessoas que sofrem pela atual epidemia e a todos aqueles que ajudam no cuidado aos doentes.

A contribuição do Dicastério, finaliza o comunicado, vem acompanhada da oração do Santo Padre pela “amada população italiana” e faz parte do empenho pelas igrejas locais que, através do trabalho das Caritas nacionais e diocesanas, “garantem ajuda e solidariedade em favor dos carentes”.

Até o momento, a Itália confirmou mais de 10 mil infectados e registrou 1.016 mortes.

ATIVIDADES DA SANTA SÉ

A epidemia de coronavírus e as restrições determinadas pelo governo italiano não interromperam as atividades ordinárias da Santa Sé e da Cidade do Vaticano. Os dicastérios e organismos permanecerão “abertos para garantir os serviços essenciais à Igreja, em coordenação com a Secretaria de Estado”, respeitando as normas de saúde e os “mecanismos de flexibilidade no trabalho”, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa também tem mantido sua rotina de atividades diárias, contudo, sem a realização de eventos ou celebrações com a participação do público, devido às restrições civis. Todas as manhãs, o Pontífice preside a missa na capela da Casa Santa Marta, que, para expressar a proximidade com as pessoas impedidas de participar da Eucaristia, estão sendo transmitidas via internet. O Santo Padre também pediu aos sacerdotes que não deixem de levar a Eucaristia aos fiéis doentes.

RESTRIÇÕES

Por causa do bloqueio do acesso do público à Praça São Pedro, por parte da Polícia italiana, a Basílica de São Pedro permanece fechada. No entanto, todos os dias, até o próximo sábado, 14, o Vigário Geral do Papa para a Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri, recita a oração do Angelus, seguida pelo Terço, ladainhas e a oração Salve Rainha, ao meio dia, com transmissão pela internet.

Em toda a Itália, as missas e liturgias públicas permanecem suspensas, em consequência das medidas do governo, que, na quarta-feira, 11, tonaram-se ainda mais restritivas. Por isso, a partir desta quinta-feira, todas as igrejas da Diocese de Roma permanecerão fechadas até 3 de abril. 

[ATUALIZAÇÃO] Na sexta-feira, 13, o Vigário da Diocese de Roma modificou a determinação e permanecerão fechadas apenas as igrejas não paroquiais da capital italiana. 

ORAÇÃO DO PAPA

A quarta-feira na Diocese de Roma foi dedicada ao jejum e oração pela Itália e pelo mundo. Em uma vídeo-mensagem, O Papa Francisco confiou a cidade de Roma, a Itália e o mundo à proteção da Mãe de Deus, como sinal de salvação e esperança nesses “dias de emergência de saúde”.

“Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição”, diz um trecho da oração recitada pelo Santo Padre.

(Com informações de Vatican News)

ASSISTA À VÍDEO-MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO: 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.