VATICANO

COVID-19

Papa aprova texto de missa para tempo de pandemia

Por Fernando Geronazzo
02 de abril de 2020

Santa Sé publicou texto de missa votiva em tempo de pandemia e uma prece especial para a celebração da Paixão, na Sexta-feira Santa

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou na segunda-feira, 30 de março, dois novos textos a serem usados nas celebrações litúrgicas durante a pandemia de COVID-19. Tratam-se de uma nova missa votiva “Em tempo de Pandemia” e uma intenção especial a ser usada durante a liturgia da Sexta-feira Santa deste ano.

O decreto assinado pelo Prefeito da Congregação para a Culto Divino, Cardeal Robert Sarah destaca: “Nestes dias, durante os quais o mundo inteiro foi gravemente atingido pelo vírus Covid-19, muitos pedidos vieram a este dicastério para poder celebrar uma missa específica para implorar a Deus que acabasse com essa pandemia”.

Os textos, publicados em latim e outros idiomas, entre os quais, o português, podem ser utilizados para qualquer missa durante a pandemia, exceto nas  solenidades  e  domingos  do Advento, quaresma e de Páscoa, nos dias da oitava de Páscoa, na Comemoração de todos os fiéis defuntos (Finados), na Quarta-feira de Cinzas e nos dias feriais da Semana Santa.

MISSA

O formulário da nova missa votiva passa a compor o conjunto de textos para as missas e orações para diversas circunstâncias do Missal Romano, livro litúrgico oficial da Igreja para o rito da missa.

A Missa em tempo de Pandemia contém as antífonas de entrada e comunhão, as orações da coleta, sobre as oferendas e depois da comunhão, além de uma oração sobre o povo antes da bênção final.

“Deus eterno e onipotente, nosso refúgio em todos os perigos, olhai benignamente para as nossas aflições e angústias; como filhos, com fé Vos pedimos: concedei o eterno descanso aos que morreram, conforto aos que choram, cura aos doentes, paz aos moribundos, a força aos que trabalham na saúde, a sabedoria aos nossos governantes e a coragem para chegarmos amorosamente a todos glorificando juntos o Vosso Santo Nome”, diz a oração da coleta.

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO

O segundo decreto inclui uma na prece especial na Oração Universal da celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa.

O Cardeal Sarah destacou que este ano, essa celebração tem um significado especial por causa da “terrível pandemia que atinge todo o mundo”.

“De fato, no dia em que se celebra a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o qual, como cordeiro imolado, tomou sobre si os nossos sofrimentos e o pecado do mundo, a Igreja eleva súplicas a Deus Pai onipotente por toda a humanidade, de modo especial, por aqueles que na sua maioria sofrem, enquanto espera com fé a alegria da Ressurreição do seu Esposo”, ressalta o Prefeito.

A introdução da oração convida todos os fiéis a rezarem “por todos os que sofrem as consequências da atual pandemia; para que Deus nosso Senhor, conceda a saúde aos enfermos, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todos as vítimas mortais.

Após um instante de silêncio, o celebrante reza: “Deus eterno e onipotente, único refúgio daqueles que sofrem, ouvi benignamente a aflição dos teus filhos que sofrem esta pandemia; alivia a dor aos que sofrem, dá força a quem está a seu lado, acolhe na tua paz os que já pereceram e, para todo este tempo de tribulação, faz com que todos encontrem o auxílio da tua misericórdia”. 

NA ARQUIDIOCESE

Na manhã desta quinta-feira, 2, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a “Missa em tempo de pandemia” na capela de sua residência, transmitida pelos meios de comunicação, e motivou os padres da Arquidiocese a fazerem o mesmo nas missas que celebrarem.

Na semana passada, Dom Odilo já havia enviado aos padres uma carta aos padres com orientações sobre as celebrações da Semana Santa, reforçando as recomendações da Santa Sé para esse período de pandemia. 

O portal da Arquidioce de São Paulo disponibolizou uma página especial que reúne todas as orientações pastorais e litúrgicas para esse período, incluindo os novos decretos da Congregação para a Culto Divino. 

ACESSE: 

Vida Pastoral em tempos de Coronavírus

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.