VATICANO

Mês Missionário

Papa abre Mês Missionário Extraordinário

Por Redação, com Vatican News
02 de outubro de 2019

Francisco presidiu ofício das vésperas na Basílica de São Pedro

(Foto: Vatican Media)

Uma celebração do ofício das vésperas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na tarde desta terça-feira, 1º, marcou a abertura do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco.

“Este Mês Missionário Extraordinário quer nos dar uma sacudida que nos provoca a ser ativos no bem. Não notários da fé e guardiões da graça, mas missionários. Mas como fazer para se tornar missionário? Vivendo como testemunha: testemunhando com a vida que se conhece Jesus”, disse o Pontífice, na homilia.

O Santo Padre ressaltou que a fé não é propaganda nem proselitismo, mas um respeitoso dom de vida. Nesse sentido, ele convidou todos a fazerem uma reflexão sobre o valor do testemunho na evangelização. “Neste mês, perguntemo-nos: Como é o meu testemunho? Quem está com Jesus sabe que possui aquilo que se doa; e o segredo para possuir a vida é doá-la”, disse.

Francisco afirmou, ainda, que Deus ama uma Igreja que vive em saída. “Se não vive em saída, não é Igreja. Uma Igreja em saída, missionária é uma Igreja que não perde tempo a lamentar-se pelas coisas que não funcionam, pelos fiéis que diminuem, pelos valores de outrora que já não existem”.

O Papa também destacou que no mês de outubro é celebrada a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros das missões, além da Venerável Paulina Jaricot, “uma operária que apoia as missões com o seu trabalho diário: com as ofertas que retirava do salário, deu início às Pontifícias Obras Missionárias”. Ele lembrou, ainda, o mês do Rosário. “Quanto nós rezamos pela difusão do Evangelho, para nos convertermos da omissão à missão?”, indagou.

Ao recordar o exemplo desses missionários, Francisco salientou que ninguém está excluído da missão da Igreja. “Sim, neste mês, o Senhor chama você também. Chama você, pai e mãe de família; você, jovem que sonha com grandes coisas; você que trabalha numa fábrica, numa loja, num banco, num restaurante; você que está sem emprego; você que está numa cama de hospital”, ressaltou o Pontífice.

LEIA TAMBÉM

Todos são chamados a participar do ‘Mês Missionário Extraordinário’

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.