INTERNACIONAL

Em alerta

Palestina decreta quarentena nos lugares santos da Cisjordânia

Por Redação
13 de março de 2020

Medida afeta a cidade de Belém. A Autoridade Palestina também proibiu as viagens desta para outras cidades palestinas para evitar que o coronavírus se espalhe

Reprodução da internet

A decisão do ministro da saúde da Palestina de fechar todos os locais religiosos e de turismo da Cisjordânia por 30 dias foi tomada no dia 6, depois de um surto de coronavírus na região de Belém.

A medida impacta profundamente cidadãos cristãos e muçulmanos da Palestina, já que muitos dependem das peregrinações para sobreviver. Mais turistas visitam Belém do que qualquer outra cidade da Cisjordânia. Entretanto, nesta semana, as ruas da cidade estavam quase desertas.

A Autoridade Palestina também proibiu todas as viagens entre Belém e qualquer outra cidade palestina, com exceção de viagens consideradas essenciais.

Israel também proibiu viagens de Belém para Israel. Ônibus não podem ser dirigir à cidade e apenas alguns turistas em quarentena permanecem nela, porque foram expostos ao vírus.

Até o dia 9,  um total de 24 residentes da região de Belém e um em outra cidade da Cisjordânia foram diagnosticados com o vírus. Muitos deles tiveram contato com um grupo de peregrinos gregos que manifestaram os sintomas apenas após retornar à Grécia.

Depois do anúncio do governo sobre a quarentena, homens com roupa de proteção desinfetaram a Igreja da Natividade, para torná-la segura aos clérigos, que são os únicos que podem nela entrar. No domingo, 8, não houve missas no local.

O Patriarcado Latino de Jerusalém, responsável pela Igreja da Natividade, cancelou todas as atividades pastorais, como grupo de jovens e eventos de escoteiros.

“Não devemos entrar em pânico, mas ficarmos atentos para, mesmo na presente situação, superarmos o teste. Não podemos duvidar: a fé em Jesus nos ajuda e sempre nos dá suporte”, disse o Arcebispo Pizzaballa, Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Fonte: National Catholic Register

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.