VATICANO

Papa Francisco

O Espírito Santo é a harmonia de Deus

Por Fernando Geronazzo
26 de junho de 2019

Papa Francisco venera ícone de Nossa Senhora durante missa da Solenidade de Pentecostes, na Praça de São Pedro, no dia 9

O Papa Francisco presidiu a missa da Solenidade de Pentecostes na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo, 9, com a participação de milhares de peregrinos. 
Na homilia, o Santo Padre recordou que, ao descer sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo, em Jerusalém, o Espírito Santo trouxe a harmonia que lhes faltava, pois Ele é a harmonia de Deus.  
Francisco enfatizou, ainda, que o Espírito Santo produz harmonia não só dentro, mas também fora, entre os homens. “Faz-nos Igreja, compõe partes distintas num único edifício harmônico. Explica-o bem São Paulo que, ao falar da Igreja, repete muitas vezes a palavra ‘diferente’: ‘diferentes carismas, diferentes atividades, diferentes ministérios’.”

UNIDADE
O Papa acrescentou que é do Espírito Santo que vem a unidade que regenera as pessoas como Igreja, como povo de Deus e como humanidade inteira. Ele alertou, ainda, para a tentação de construir “ninhos”, “reunir-se à volta do próprio grupo, das próprias preferências.
“Pelo contrário, o Espírito Santo junta os distantes, une os afastados, reconduz os dispersos. Funde tonalidades diferentes numa única harmonia, porque, em primeiro lugar, vê o bem, vê o homem antes dos seus erros, as pessoas antes das suas ações”, completou o Pontífice.

VIGÍLIA 
No sábado, 8, o Santo Padre presidiu, na Praça de São Pedro, a Vigília de Pentecostes. Ele afirmou que o Espírito Santo é o “rio de água viva” que brota do ventre de Jesus, “do seu lado traspassado pela lança e que fecunda e lava a Igreja, mística esposa, representada por Maria, nova Eva, ao pé da cruz”. 
O Papa também ressaltou que o Espírito Santo brota do “ventre de misericórdia de Jesus Ressuscitado”, transforma os cristãos em “Igreja-ventre de misericórdia, isto é, em uma ‘mãe de coração aberto’ para todos!”. 
“Celebramos o primado do Espírito, que nos faz calar perante a imprevisibilidade do plano de Deus e depois exaltar de alegria: ‘Então era isso que Deus tinha no ventre para nós!’”, acrescentou o Papa. 

Fonte: Vatican News

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.