INTERNACIONAL

Destaques das Agências Internacionais

Nova presidência do Celam realiza primeira reunião

Por Fonte: Celam
26 de junho de 2019

a nova presidência do organismo reuniu-se pela primeira vez entre os dias 4 e 5 de junho, em Bogotá, na Colômbia
 

Eleita na 37ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), em maio, a nova presidência do organismo reuniu-se pela primeira vez entre os dias 4 e 5 de junho, em Bogotá, na Colômbia.


A partir da reunião, teve início oficial a agenda de trabalhos para o novo quadriênio. Entre os participantes estiveram Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, Presidente do Celam; o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Primeiro Vice-Presidente do Celam e Arcebispo de São Paulo; o Cardeal Leopoldo José Brenes, Segundo Vice-Presidente do Celam; além de Dom Rogelio Cabrera López, presidente do Conselho de Assuntos Econômicos; e de Dom Juan Carlos Cárdenas Toro, Secretário Geral.


No primeiro dia de trabalhos, a nova presidência saudou os secretários executivos e os funcionários do Conselho. Também ouviu os informes do ex-secretário-geral, Dom Juan Espinoza Jiménez, que apresentou uma avaliação do último quadriênio e tratou de maneira específica da projeção do que será a nova sede do Celam, atualmente em construção. Também houve informes sobre a situação econômica do Conselho Episcopal Latino-Americano.


No segundo dia da reunião, os participantes dialogaram a respeito das conclusões da Assembleia realizada em maio, o que permitirá estabelecer um conjunto de propostas para aplicar as disposições da Assembleia e definir a data de reunião com o grupo de oito bispos eleitos para assessorar a presidência no processo de reestruturação do Celam.


Os participantes também refletiram a respeito dos encargos pastorais dos secretários executivos e do secretário-geral adjunto, das instâncias de investigações e sobre os órgãos de pesquisa e de colaboração acadêmica, como o Observatório Sócio-Pastoral e a Assessoria de Imprensa.


A reunião procurou, também, continuar um processo de reestruturação do organismo, que, em sua primeira fase, pretende escutar as 22 conferências episcopais da América Latina e do Caribe sobre o papel que deve cumprir o Celam no atual momento histórico e nas necessidades da Igreja presente neste continente. A respeito disso, Dom Juan Carlos Cárdenas pediu à sua equipe de colaboradores que entendesse este tempo, a fim de torná-lo uma oportunidade para transformar-se a partir da verdadeira esperança, que provém de Cristo ressuscitado. 


Programou-se, também, a reunião com os oito bispos eleitos na última Assembleia Geral Ordinária do Celam para assessorar a presidência do organismo, que ocorrerá de 15 a 18 de julho.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.