Notícia sobre classificação de óbitos por coronavírus é falsa
Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia
![]() |
Reprodução |
Uma mensagem publicada nas redes sociais informa que o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, passaria a classificar o falecimento decorrentes de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) como causa indeterminada.
De acordo com a publicação, essa é uma estratégia do governo estadual para aumentar um número provável de óbitos por COVID-19, o que prejudicaria a imagem do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
POR QUE?
O Governo do Estado desmentiu a informação em seu canal de checagem de fatos na internet, reiterando que para a confirmação do número de mortes por COVID-19 são adotados critérios técnicos e sanitários e que os dados são enviados para o Ministério da Saúde.
No mesmo esclarecimento, a Secretaria de Saúde explicou que os procedimentos de autópsia seguem a recomendação das autoridades nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, de não fazer autópsia, neste momento, o procedimento em pacientes de COVID-19 devido ao alto risco epidemiológico de infecção dos profissionais envolvidos no manejo do corpo.
COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS
Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.
Além disso, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um canal exclusivo no Telegram de combate notícias falsas sobre coronavírus.
(Com informações de Governo de São Paulo)