SÃO PAULO

CARDEAL SCHERER

‘Nós que estamos à frente do povo de Deus, somos servidores do rebanho do Bom Pastor’

Por Flavio Rogério Lopes
04 de mai de 2020

Dom Odilo recordou a continuidade do Evangelho do Bom Pastor e pediu para que os fiéis rezem pelas vocações

Reprodução Facebook

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, celebrou na manhã desta segunda-feira, 4, na capela de sua residência, a missa da 4º Semana da Páscoa, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho.

Na homilia, Dom Odilo recordou a continuidade do Evangelho do 4º Domingo da Páscoa, conhecido como o “Domingo Bom Pastor”. No capítulo 10 do Evangelho de João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas e faz um contraste com o mal Pastor, que não se preocupa nem se importa com as ovelhas e realiza aquela função apenas porque recebe um salário.

“Jesus se apresenta como o Pastor que conhece e é o dono das ovelhas e as ovelhas também conhecem a sua voz. A toda uma relação de proximidade e amor e estreito interesse do Pastor em relação aos bens das próprias ovelhas. O Bom Pastor ama as ovelhas ao ponto de dar a vida por elas. Esse Pastor é Jesus nosso Senhor, que por nós entregou a vida pela Cruz e por nós ressuscitou.”

CORRESPONDER AO PASTOR

O Arcebispo de São Paulo recordou que esta parábola expressa muito bem a relação que todos devem ter com Cristo: como ovelhas, pedir a graça de permanecer fiéis, firmes e unidos ao Bom Pastor, diante da fragilidade humana, que pode levar a vacilar, seguir os próprios caminhos e ouvir outras vozes.

“As ovelhas devem corresponder ao Pastor, se são realmente ovelhas do Bom Pastor, elas o reconhecem, ouvem a sua voz e o seguem. Elas não vão atrás de estranhos e não darão ouvido a falsos pastores”.

FALSOS PASTORES

O Cardeal reiterou que o tempo pascal ajuda a recordar quais são as condições fundamentais para que cada um permaneça fiel ao Batismo e à vivencia cristã. O cristão deve seguir uma relação de amor, obediência, fidelidade e muita proximidade de Jesus.

“Quem se afasta começa a perder essa serenidade, porque não tem mais aquela segurança que o Bom Pastor proporciona e começa a se dar conta  que caiu nas mãos de falsos pastores e exploradores, daqueles que conduzem por outros caminhos e tiram proveito das ovelhas. Por isso, nós queremos pedir que sejamos fortalecidos e confirmados no caminho da nossa fé, no caminho da vida cristã, na fidelidade a Cristo.”

SERVIDORES DAS OVELHAS

Dom Odilo também recordou Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado no domingo, 3, e pediu para que todos rezem por vocações boas e santas e que aqueles que são chamados ao sacerdócio tenham firmeza e perseverança. O Cardeal, também pediu orações por todos os padres que já exercem seus ministérios, para que possam ser bons pastores, fiéis a Cristo, aos mandamentos e atuem sempre em favor das ovelhas.

“Na Igreja, Deus chama aqueles que são encarregados para, em nome de Cristo, estar no lugar do Pastor. Não substituem o Pastor, mas estão como representantes, pois o Bom Pastor continua sendo Jesus. Por isso, os próprios pastores que são chamados, devem fidelidade a Jesus Cristo e não podem achar que as ovelhas são suas, pois elas pertencem a Cristo. Nós que estamos a frente do povo de Deus somos servidores do rebanho do Bom Pastor, somos ministros servidores do Bom Pastor”, concluiu.

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.