NACIONAL

PROTEJA-SE DA COVID-19

Na hora de ir à feira

Por Flavio Rogério Lopes
13 de mai de 2020

A partir desta edição, O SÃO PAULO publica dicas sobre as ações de higiene indispensáveis para tarefas cotidianas

Agência Sorocaba

A pandemia do novo coronavírus forçou a população mundial a mudar muitos hábitos, principalmente de higiene. No estado de São Paulo, desde o dia 7, é obrigatório o uso de máscaras nas ruas, nos estabelecimentos comerciais, no transporte público e em carros por aplicativos. Muitas medidas também foram tomadas para evitar aglomerações, como o fechamento de todo comércio que não seja considerado essencial, além da expansão das restrições à circulação de veículos, segundo os critérios do novo rodízio municipal, já em vigor.

A partir desta edição, O SÃO PAULO publica dicas sobre as ações de higiene indispensáveis para tarefas cotidianas. Neste primeiro artigo, o destaque envolve a ida às feiras livres, um hábito semanal de muitas pessoas.

Produção e transporte

Antes que frutas, verduras e hortaliças estejam disponíveis nas barracas, os produtores e agricultores familiares já estão orientados pelas autoridades sanitárias a redobrar os cuidados de higiene, a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus. Essas medidas contemplam desde a higiene pessoal por parte dos trabalhadores à limpeza dos ambientes, superfícies e veículos de transporte.

Ambientação

Em São Paulo, a Prefeitura determinou que haja mais espaçamento entre as barracas e orienta que as pessoas não fiquem tão próximas umas das outras. A degustação de qualquer fruta ou verdura está suspensa, assim como o consumo de alimentos feitos na hora.

A caminho da feira

Antes de sair de casa, coloque sua máscara de proteção. Leve consigo álcool em gel para higienizar as mãos e evite levá-las ao rosto enquanto estiver na rua, pois o vírus entra facilmente pelo nariz, boca e olhos. Vale lembrar que o novo coronavírus pode estar em qualquer tipo de superfície: no suporte de barracas, nas bacias de frutas e legumes e nos próprios alimentos. O ideal é que apenas uma pessoa da família, que não seja idosa nem esteja no grupo de risco, vá à feira, o que ajuda a reduzir as aglomerações. Também é importante respeitar a distância mínima de 1,5m das demais pessoas.

Evite pagar em dinheiro

Sempre que possível, pague com cartão de débito ou crédito, para evitar o manuseio de cédulas ou moedas, que, por serem uma superfície, podem funcionar como “meio de transporte” para o novo coronavírus. Ao chegar a sua casa, lave bem as mãos com água e sabão, retire sua máscara de tecido, deixe-a de molho por cerca de 30 minutos em uma solução com água sanitária e depois lave-a com água e sabão.

Tenha atenção com roupas, calçados e objetos

Roupas e calçados podem funcionar como meio de transporte para o novo coronavírus. Por isso, sempre que voltar para casa, após qualquer atividade na rua, é indispensável deixar o calçado usado na porta de entrada ou limpá-lo com água sanitária. É importante trocar a roupa que estava usando, deixando-a em uma sacola plástica, para que seja lavada separadamente depois. Também é importante higienizar com álcool o seu smartphone e objetos como relógios, brincos, anéis, chaves etc.

Sacolas e embalagens

Prefira produtos previamente embalados, evitando tocar os produtos em exposição. Não apoie sacolas e embalagens em bancos, mesas ou mesmo no chão. Ao chegar a sua casa com as compras, descarte imediatamente as embalagens externas, como sacolas e sacos plásticos e bandejas de isopor, higienizando as sacolas retornáveis e carrinhos de feira com álcool fator 70% ou hipoclorito de sódio em borrifador ou pano úmido.

Limpeza da pia

Antes de limpar a superfície dos produtos ou lavar frutas e verduras, lave as mãos novamente com água e sabão e desinfete a pia, passando um pano com álcool, antes e depois do processo.

Higienização dos alimentos

A higienização de frutas, legumes e verduras deve ser feita em três etapas: lavagem em água para retirada de resíduos, imersão em solução com água sanitária (uma colher de sopa diluída em 1 litro de água) por 15 minutos e posterior enxágue. Também é recomendada a solução de hipoclorito de sódio, encontrada em supermercados. Alimentos com e sem casca também devem ser lavados dessa forma. O ideal é lavar todos os alimentos no mesmo dia.

(Com informações de Agência Brasil, Governo do Distrito Federal, Estado de Minas e Prefeitura de SP)

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.