NACIONAL

FALECIMENTO

Morre, aos 70 anos, Dom Aldo di Cillo Paggoto

Por Redação
14 de abril de 2020

O Arcebispo Emérito da Paraíba enfrentava um tratamento contra o câncer e estava na UTI com sintomas de COVID-19

Santuário Nacional de Aparecida

A Arquidiocese da Paraíba comunicou na tarde desta terça-feira, 14, o falecimento de seu Arcebispo emérito, Dom Aldo di Cillo Paggoto, aos 70 anos. Ele morava na residência da Congregação do Santíssimo Sacramento, em Fortaleza (CE).

Dom Aldo estava em tratamento contra o câncer e na noite da segunda-feira, 13, apresentou dificuldades respiratórias e por este motivo foi entubado e transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresentando sintomas de COVID-19.

 “A Arquidiocese da Paraíba lamenta profundamente o falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom Aldo di Cillo Pagotto, SSS. Aos 70 anos, Dom Aldo descansa e volta aos braços do Pai. Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte. Assim que possível, traremos informações sobre o velório e sepultamento do nosso Arcebispo emérito.”

BIOGRAFIA

Dom Aldo di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D'Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos.

Foi ordenado presbítero em 7 de dezembro de 1977. Sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de outubro de 1997, pela imposição das mãos de Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza.

Dom Aldo pastoreou a Diocese Sobral como bispo coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumiu como titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016, passando, então, a ser arcebispo emérito.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.