INTERNACIONAL

Filipinas

Jovem catador de lixo pode ser declarado santo

Por Fonte: ACI Digital
26 de junho de 2019

O processo correrá na Diocese de Cubao e terá o religioso dominicano francês, Padre Thomas de Gabory, como postulador da causa
 

Em 29 de maio, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, aprovou a abertura do processo de canonização de Darwin Ramos, jovem catador de lixo nas Filipinas que morreu em 2012, aos 17 anos. O processo correrá na Diocese de Cubao e terá o religioso dominicano francês, Padre Thomas de Gabory, como postulador da causa. 


Darwin Ramos nasceu em Manila, nas Filipinas, em 1994, e viveu nas favelas da cidade de Pasay nos primeiros anos de sua vida. De uma família muito pobre, Darwin e sua irmã mais nova tinham de trabalhar como catadores de lixo nas ruas da cidade. Desde muito cedo, sofreu os sintomas da distrofia muscular de Duchenne, doença degenerativa que reduz aos poucos a mobilidade até extingui-la completamente. 


O jovem conheceu a fé católica num grupo de educadores de crianças de rua na instituição Tulay ng Kabataan (“Uma ponte para as crianças”) e, em 2007, aos 13 anos, recebeu a Primeira Eucaristia e a Crisma. Apesar de sua doença, 


Darwin impressionava a todos por sua alegria e por seu espírito de oração. Os que o conheciam consideravam-no “o mestre filipino da alegria”. 


“Darwin é um exemplo de santidade. Sendo um menino de rua, afetado pela miopatia, esteve intimamente ligado a Cristo em seu sofrimento e alegria”, disse Dom Ongtioco, Bispo da Diocese de Cubao. Darwin, agora, já é considerado Servo de Deus. 

Fonte: ACI Digital

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.