VATICANO

AUDIÊNCIA GERAL

Ir ao encontro dos outros em vez de atacá-los

Por Redação
15 de outubro de 2019

Papa Francisco recordando a história de São Paulo antes de sua conversão, quando ainda se chamava Saulo

Vatican Media

Em sua tradicional audiência das quartas-feiras, o Papa Francisco afirmou que os cristãos devem ir ao encontro dos outros, pessoas que são diferentes, em vez de atacá-los. Recordando a história de São Paulo antes de sua conversão, quando ainda se chamava Saulo, ele disse na manhã do dia 9 de outubro: “A condição de raiva e conflitual de Saulo convida cada um a se perguntar ‘como vivo a minha vida de fé’?”

Saulo era intransigente e perseguia os cristãos. Manifestava intolerância contra aqueles que pensavam diferente dele, “absolutizava a própria identidade política ou religiosa e reduzia o outro a potencial inimigo a combater”. Em outras palavras, era um “ideólogo”, aponta Francisco, e não uma pessoa religiosa. A religião foi instrumentalizada pela ideologia.

Como vivo a minha fé?

Por isso, devemos nos perguntar: “Vou ao encontro dos outros ou sou contra os outros? Pertenço à Igreja universal – bons, maus, todos – ou tenho uma ideologia seletiva? Adoro a Deus ou adoro fórmulas dogmáticas? Como é a minha vida religiosa? A fé em Deus que professo me torna amigável ou hostil em relação a quem é diferente de mim?”

Quem permitiu a transformação de Saulo foi o próprio Jesus Cristo. Sua voz mandou que ele se levantasse, no episódio da conversão, quando Saulo ficou cego e caiu em uma estrada. Mas foi o Cristo Ressuscitado que permitiu sua passagem “da morta à vida”, e se tornasse Paulo, um dos apóstolos mais importantes e grande anunciador do Evangelho.

“Peçamos ao Pai que faça experimentar também em nós, como em Saulo, o impacto do seu amor que só pode fazer de um coração de pedra um coração de carne, capaz de acolher em si os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”, refletiu o Papa Francisco.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.