NACIONAL

É MENTIRA!

Ingerir bebidas quentes não previne o coronavírus

Por Redação
14 de abril de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Reprodução

Tem circulado em redes sociais e grupos de WhatsApp, a mensagem de um suposto médico com orientações de como evitar a contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o texto, o método é resultado das análises feitas por um pesquisador de Shenzhen, no sudoeste da China, que teria sido transferido para atuar na linha de frete da doença em Wuhan, onde o vírus surgiu em dezembro de 2019.

Em um trecho, está escrito: “Não paramos o coronavírus com pânico, mas com inteligência”. Em outro, o texto garanti que o vírus não resisti às altas temperaturas, por isso, uma forma de neutralizá-lo é por meio do consumo, várias vezes ao dia, de bebidas como chás, caldos, sopas ou, “simplesmente água quente”.

A mensagem ainda estimula que o conteúdo seja compartilhado para o maior número possível de pessoas.

POR QUE?

De acordo com o Ministério da Saúde esta informação é falsa, pois, contém informações vagas, erros ortográficos e por pedir seu compartilhamento.

A pasta explica, também, que o corpo humano possui uma temperatura média de 36ºC, índice suportado pelo vírus, o que prova que ingerir bebidas com 26 a 27ºC não traz qualquer tipo de prevenção a COVID-19.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

(Com informações de Ministério da Saúde)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.