INTERNACIONAL

Caridade cristã

Igreja amplia iniciativas em favor das vítimas da COVID-19

Por Nayá Fernandes
06 de abril de 2020

Na Itália, Igreja tem aberto seus espaços em Roma, Bergamo, Crema, Brescia e Taranto também para acolher profissionais médicos que atuam contra o novo coronavírus

Seminário na Diocese de Bergamo

Diante da emergência sanitária provocada pela COVID-19, a Igreja ativou, ainda mais, todas as suas dimensões espirituais e materiais, sem esquecer os mais pobres e vulneráveis, em uma grande rede de solidariedade e cuidado.

É importante salientar que a caridade para os cristãos, é muito mais do que a ajuda material. Desse modo, toda a Igreja, não somente na Itália, país gravemente afetado pela COVID-19, mas em todo o mundo, está empenhada em dar sua contribuição neste momento de emergência e, além do acompanhamento espiritual, está desenvolvendo iniciativas para envolver os fiéis e ajudá-los a continuar no caminho da fé cristã.

A Diocese de Bergamo, na Itália, um dos epicentros da doença, colocou à disposição de médicos e enfermeiros 50 apartamentos do Seminário. Atitude que se repetiu em cidades como Roma, Cremona, Crema, Brescia, Taranto e tantas outras.

Conferência Episcopal e Congregações Religiosas

As Congregações religiosas masculinas e femininas que gerenciam hospitais e clínicas responderam igualmente com muita generosidade. A Conferência Episcopal Italiana (CEI), por sua vez, doou milhões de euros para instituições como a Pequena Casa da Divina Providência – Cottolengo de Turim e outras instituições hospitalares.

Além disso, a atuação da Caritas Italiana tem sido destinada, sobretudo, para ajudar as famílias mais pobres em itens de primeira necessidade e pessoas em situação de rua.

A Itália registrou 681 mortos no sábado, 4, o menor número em nove dias. O país é o segundo da Europa em números confirmados de Covid-19 e soma quase 140 mil casos. O Brasil já tem mais de 10 mil casos confirmados.

(Com informações de Vatican News)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.