INTERNACIONAL

Estados Unidos

Hospital promete desligar aparelho que mantém bebê vivo

Por
14 de novembro de 2019

Tinslee Lewis Sunday, enquanto sua família luta para impedir a morte da menina. 
 

Reprodução da internet

Um hospital do estado norte-americano do Texas prometeu remover o ventilador que mantém viva uma criança de 9 meses, Tinslee Lewis Sunday, enquanto sua família luta para impedir a morte da menina. 
Tinslee possui uma doença congênita no coração devido ao seu parto prematuro e necessita de um ventilador que a ajude a respirar. Ela é a última vítima de uma lei estadual que permite que comitês de ética de hospitais decidam ou não manter tratamentos em pacientes. O hospital informou em 31 de outubro a decisão de desligar o aparelho e que a família teria apenas dez dias para encontrar um hospital que aceitasse tratar a criança. 
De acordo com fontes próximas ao caso, o comitê do hospital não citou qualquer razão médica para negar o tratamento, mas simplesmente decidiu que, na sua opinião, a qualidade de vida de Tinslee Lewis não era suficientemente boa para continuar o tratamento. 
A mãe da criança pediu a ajuda da Associação Texas Right to Life, uma organização pró-vida do estado norte-americano. A associação disponibilizou um advogado para defender a vida da menina. O intervalo de dez dias dado pelo hospital – previsto, também, naquela lei estadual –, é criticado por não dar tempo suficiente à família para procurar um outro hospital ou assistência jurídica. 
Horas antes do momento marcado para o desligamento dos aparelhos, o advogado conseguiu uma medida judicial que obrigou o hospital a manter o tratamento até, pelo menos, o dia 22 deste mês, quando foi marcada uma audiência pública para o caso.  
Fontes: The Texan/ NBC

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.