SÃO PAULO

IGREJA

Há 40 anos, Paróquia Imaculado Coração de Maria é expressão de fé e caridade

Por Cleide Barbosa
26 de junho de 2019

Missa com o Cardeal Scherer, no sábado, 15, marcou o mês celebrativo

                                                                                                   

Numa das principais avenidas do distrito de São Rafael, na zona Leste, Região Episcopal Belém, está localizada a igreja matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria. O mês de junho tem sido vivenciado de maneira especial pela comunidade que recorda os 40 anos da primeira missa celebrada no terreno onde foi edificado o templo, presidida por Dom Luciano Mendes de Almeida, então Bispo Auxiliarda Arquidiocese. Também se relembra toda a caminhada dos sacerdotes e fiéis para que ali fosse constituída uma comunidade eclesial viva em torno da Paróquia, lugar privilegiado de expressão da fé.

Padre Luiz Fernando de Oliveira, Vigário Paroquial, considera que as mobilizações pela conquista de terra e moradia e o trabalho em prol das crianças e famílias carentes marcam a atividade pastoral desenvolvida em mais de quatro décadas na Paróquia, que tem duas comunidades: São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida; e São Judas Tadeu e Ezequiel Ramin.

Durante todos os sábados de junho, os sacerdotes que passaram pela Paróquia foram convidados a celebrar com a comunidade que se alegra e agradece a Deus os seus bons pastores. No sábado, 15, o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu a celebração eucarística, na Solenidade da Santíssima Trindade. O Arcebispo agradeceu a todos os que colaboraram para a edificação da comunidade e exortou que continuem firmes na caminhada.

Antes do encerramento da celebração, alguns casais participaram de um momento em ação de graças a Deus e pedido de bênçãos sobre todas as famílias. As crianças assistidas pelo Centro para Criança e Adolescente (CCA) da Paróquia fizeram uma homenagem ao Arcebispo.

As comemorações dos 40 anos de história da Paróquia serão encerradas em 29 de junho, na memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria.

MISTÉRIO CENTRAL DA FÉ E DA VIDA CRISTÃ

Na homilia da celebração, o Cardeal Scherer destacou a importância da Solenidade da Santíssima Trindade como o “centro de nossa fé”. Diante do mistério inefável da Santíssima Trindade, Dom Odilo disse que todos podem conhecer a Deus por meio da Palavra, da própria inteligência que questiona e procura respostas, e da consciência que percebe a vontade de Deus e responde positivamente. Todos podem, também, reconhecer seus sinais pela criação. “Um dos grandes sinais que Deus deixou marcas de si é a natureza, é a criação”, afirmou.

Dom Odilo refletiu que Deus se revela Pai de bondade de toda a criação; Filho, que veio ao mundo para a todos salvar e quer levar todos com Ele à casa do Pai; e Espírito Santo, a que conduz a Igreja e orienta toda obra boa do Pai. Na festa da Santíssima Trindade, o Arcebispo acentuou a importância de agradecer e de todos se colocarem sempre sob a proteção e o acolhimento do Deus Trino, como pessoas de fé.

TESTEMUNHO DE CARIDADE

Sensível às necessidades da Igreja e dos mais pobres, na década de 1980, a comunidade iniciou, com um grupo de mães voluntárias, lideradas pelo trabalho de religiosas do Sagrado Coração de Jesus, o atendimento a crianças carentes. Hoje, em espaço cedido pela Paróquia Imaculado Coração de Maria, o CCA Rodolfo Pirani – parceria de A Colmeia, organização da sociedade civil, em convênio com a Prefeitura de São Paulo - atende 120 crianças e adolescentes no período extraescolar, garantindo-lhes ações complementares para melhorar sua qualidade de vida com vistas à conquista da cidadania plena.

Dirce Guerra, assistente social de A Colmeia, diz que as crianças e adolescentes participam de atividades recreativas, pedagógicas e recebem alimentação. Além dos desafios sociais, o Vigário Paroquial expõe uma reflexão, fruto do sínodo arquidiocesano, de uma comunidade que nasce periférica, mas que está inserida na grande metrópole. “Hoje, como todas as igrejas, nós temos de retomar a evangelização, o sentido de ser Igreja mesmo nas periferias de uma grande cidade. Não podemos mais dizer que é só periferia. Temos de entender que estamos numa geografia periférica, mas o comportamento é o das grandes cidades”, afirma.

ATRAVESSANDO GERAÇÕES

Dalva Aparecida Lenotti, 65, participa da comunidade desde que o povo se reunia ainda nas escolas. Ela recordou a fé de seus primeiros moradores, que construíram física e espiritualmente a igreja. “No começo, nós nos empenhávamos em conhecer as pessoas, em construir a igreja. Agora somos uma família, mas a fé é a mesma.”

Os mais jovens, como a coroinha Maria Luiza Cardoso, 16, têm a consciência da responsabilidade de continuar o trabalho de tantos leigos, como seus pais. “A Paróquia é basicamente a minha casa. Os momentos mais marcantes da minha vida eu vivi aqui dentro”, disse a jovem, que participa do Movimento Jovens Sarados, cuja proposta é viver a radicalidade do Evangelho pela salvação das almas. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.