INTERNACIONAL

Papa Francisco

Francisco condena posse e uso de armas nucleares

Por José Mariano
01 de abril de 2020

No Japão, o Papa recordou as vítimas de Hiroshima e Nagasaki e disse que o mau uso da energia atômica é imoral

Tanto a posse quanto o uso de armas nucleares é imoral, afirmou o Papa Francisco no domingo, 24, durante viagem ao Japão. O forte apelo à humanidade para que nunca mais sejam fabricadas e utilizadas bombas atômicas, como ocorreu durante a 2ª Guerra Mundial, aconteceu em discurso pronunciado na cidade de Nagasaki, uma das atingidas naquela ocasião.
“Um dos desejos mais profundos do coração humano é de paz e estabilidade. A posse de armas nucleares e de outras armas de destruição em massa não é a melhor resposta a esse desejo”, declarou o Santo Padre. “Em vez disso, colocam-no 
continuamente à prova.”
O Papa Francisco chegou ao Japão no sábado, 23, após a primeira fase da viagem à Tailândia. A visita aos dois países asiáticos ocorreu entre os dias 19 e 26 deste mês. Além de visitar as autoridades religiosas e civis de cada país, o Pontífice teve encontros com jovens, catequistas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde, além dos monarcas da Tailândia e do Japão.

PROCESSO DESUMANO
O grande paradoxo das armas nucleares é claro, nas palavras de Francisco. Se, por um lado, tem-se a falsa segurança de estar protegido de todas as ameaças militares, por outro lado, há o grande medo da “destruição recíproca” e total, que vem do uso dessas armas de  destruição em massa.
“Esta cidade [de Nagasaki] é testemunha das catastróficas consequências humanas e ambientais de um ataque nuclear”, completou. “Nunca serão suficientes as tentativas de levantar a voz contra a corrida aos armamentos”.
Não só o uso, mas também a posse e o investimento em armas nucleares são atitudes imorais, conforme explicou o Papa. Isso porque milhões de dólares são gastos para produzir, modernizar e vender as armas, “cada vez mais destrutivas”, originando “um atentado contínuo que grita aos céus”.
Atualmente, os países que possuem armas nucleares são os Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, China, Israel e Coreia do Norte.

IGREJA A SERVIÇO DA PAZ
É missão da Igreja estar sempre empenhada na promoção da paz entre os povos. Por isso, “este é um dever ao qual ela se sente obrigada diante de Deus e diante de todas as pessoas desta terra”, afirmou o Papa. Com a oração incansável e a promoção de acordos entre diferentes nações, é possível caminhar rumo à justiça e à solidariedade entre os povos.
Com essas palavras, o Papa, que escolheu o nome do Santo de Assis, São Francisco, rezou a oração de paz a ele atribuída: “Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz”.
Também no Japão, o Papa fez uma visita ao Santuário de Nishizaka, em Nagasaki, onde são lembrados os mártires cristãos do país. “Que a Igreja, no Japão do nosso tempo, com todas as suas dificuldades e promessas, sinta-se chamada a escutar, a cada dia, a mensagem proclamada por São Paulo Miki de sua cruz”, disse, recordando o Santo e missionário jesuíta.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.