NACIONAL

ACN - Ajuda à Igreja que sofre

Evangelização com a vida

Por Frei Hans Stapel (Presidente da ACN Brasil)
01 de agosto de 2019

Muitos projetos da ACN na África são voltados para as crianças, como a distribuição de material catequético, ajuda no combate à desnutrição em muitas dioceses e até na libertação de crianças escravizadas

Existem situações em que sentimos que é nossa responsabilidade fazer alguma coisa. Na ACN, isso acontece sempre, pois como Fundação Pontifícia, recebemos pedidos de ajuda dos que estão mais esquecidos. São esses esquecidos do mundo que ocupam um lugar privilegiado no coração da ACN.


Este mês, queremos ajudar os que mais sofrem na África, de modo particular na Mauritânia, a última nação do mundo a abolir a escravidão – isso só ocorreu em 1981. No entanto, “possuir” pessoas como escravas só foi considerado um crime no País em 2007. As sequelas de tanto sofrimento são sentidas, sobretudo, pelas crianças, sendo a desnutrição uma das maiores causas de mortalidade infantil no País. 


Somente na capital, Nouakchott, existem mais de 40 mil crianças subnutridas. Lá, 27 religiosas fazem um trabalho incrível de, além de atender as crianças subnutridas, ajudar as mulheres grávidas, os doentes, deficientes, migrantes, prisioneiros, e realizar um grande trabalho na educação de crianças e adultos.


Tudo o que as irmãs fazem é, antes, muito bem pensado. Em uma das creches, elas atendem cem crianças – que antes estavam subnutridas – ao mesmo tempo em que oferecem cursos de educação básica e profissionalizantes às mães.  


Na Mauritânia, não há espaço para a evangelização com as palavras: lá se evangeliza com a vida, com gestos concretos. Pelo fato de o País ser uma república islâmica, não é permitido viver a fé cristã em público. As irmãs ajudam na área da saúde e educação sem receber nenhuma ajuda do governo. Elas contam com a nossa caridade em um país onde quase ninguém as ajuda, pois os católicos são apenas 0,1% da população.  


Eu quero fazer mais por elas, mas precisamos de ajuda. Eu pensei que talvez você, que nos está lendo, pode abrir mão de comprar alguma coisa este mês para ajudar, não só na Mauritânia, mas em toda a África – um continente onde todos os anos a ACN realiza mais de 1,6 mil projetos. 


Uma doação sua vai repercutir na vida de uma criança, um doente e mais, vai repercutir por toda a eternidade no coração de Deus Pai.


Agora depende de você. Estou fazendo esse pedido porque isso é urgente e, ao mesmo tempo, não podemos deixar de ajudar os outros projetos que também dependem da ACN, muitos deles aqui no Brasil.


Eu estou pedindo a você um sacrifício pequeno, pois o grande sacrifício já está sendo feito pelas irmãs que dedicam suas vidas, pelas crianças que já tiveram que sofrer o sacrifício de ter nascido em um país muito pobre e pelos doentes que já não têm mais a quem pedir socorro.


Leia as próximas páginas, conheça mais sobre a Mauritânia e, se possível, torne-se um benfeitor da ACN – pelo cupom na página 13 ou entrando em contato pelos meios divulgados na página 14. Eu tenho certeza de que a alegria de ajudar quem mais precisa será maior do que o sacrifício de deixar de comprar alguma coisa.

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.