INTERNACIONAL

ESTADOS UNIDOS

Em Nova York, pelo menos 15 mortes de religiosos causadas pelo COVID-19

Por GUSTAVO CATANIA RAMOS (ESPECIAL PARA O SÃO PAULO)
01 de mai de 2020

Congregações das Irmãs de Maryknoll e das Missionárias da Caridade estão entre as afetadas

Reprodução da Internet

Algumas instituições religiosas do estado de Nova York, nos Estados Unidos, foram atingidas fortemente pela pandemia do novo coronavírus. Uma dessas instituições, a Congregação das Irmãs de Maryknoll, está em busca de doações para cobrir os custos para o tratamento médicos das irmãs infectadas pela COVID-19.

Três irmãs dessa instituição faleceram e outras 30 foram testadas como positivas para o vírus. Outros dez funcionários da instituição também testaram positivo para a doença, e diversas outras irmãs apresentaram sintomas e estão sendo monitoradas.

Ao todo, 300 irmãs de Maryknoll vivem no convento na cidade de Ossining, a poucos quilômetros da cidade de Nova York, considerada o epicentro da epidemia no país.

“Lembramos a belas vidas de nossas irmãs que foram chamada à casa por Deus e rezamos para que nossas irmãs e funcionários se recuperem completamente e retornem para casa rapidamente”, diz mensagem publicada no site das irmãs.

Também em Ossining, os Padre de Maryknoll, ramo masculino da instituição, foram atingidos pela pandemia. Desde o começo de abril, dez padres faleceram e outros 15 testaram positivo para a COVID-19.

Missionárias da Caridade

As Missionárias da Caridade, fundadas por Santa Teresa de Calcutá, que tem um casa na cidade de Nova York, perderam, ao menos, duas irmãs com o novo coronavírus.

O Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova York, postou um vídeo em sua página no Twitter, na  terça-feira, 27 de abril, descrevendo sua experiência em participar do enterro das duas missionárias da caridade no sábado, 25 de abril.

“Duas coisas se destacaram – disse o Arcebispo – afora a tristeza pela perda de duas irmãs”. Dolan impressionou-se com o fato de as irmãs continuarem com o seu serviço de cuidar dos mais pobres entre os pobres, mesmo em meio à pandemia, além de impressionar-se que uma das irmãs falecida, que foi uma das fundadoras da ordem. Irmã Francesca, morta pela COVID-19, foi uma das que trabalhou com Santa Teresa de Calcutá na fundação das Missionárias da Caridade.

No enterro, as irmãs disseram ao Arcebispo que ainda fornecem sopa aos necessitados e que os pobres e desabrigados aparecem todos os dias procurar ajuda.

“A Igreja está ativa em seu amor e serviço para os outros, como se vê nessas corajosas irmãs que colocam suas vidas em risco”, afirmou o Cardeal Dolan.

(Com informações de CNA)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.