SÃO PAULO

Dom Tarcísio sobre Dom Odilo

‘É uma pessoa atenciosa e acolhedora’

Por Daniel Gomes
05 de mai de 2017

Dom Tarcísio foi o primeiro bispo ordenado pelo Cardeal Scherer 

Luciney Martins

Na comemoração dos 10 anos de arcebispado de Dom Odilo Scherer na Arquidiocese, o jornal O SÃO PAULO ouviu os bispos que trabalharam de forma mais próxima com ele. Este foi o caso de Dom Tarcísio Scaramussa, hoje bispo de Santos.

Leia a seguir a mensagem enviada por Dom Tarcísio

*******

DOM ODILO – 10 ANOS DE ARCEBISPADO

Ainda não conhecia Dom Odilo pessoalmente quando fui nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Chegando de Roma, fui surpreendido com a presença de Dom Odilo que me aguardava no aeroporto. Foi a primeira impressão, que depois se confirmou como constante: uma pessoa atenciosa e acolhedora.

Primeiro bispo ordenado por ele, exerci o ministério episcopal durante 6 anos na Arquidiocese de São Paulo. Foi um tempo muito enriquecedor, pela experiência que pude vivenciar. Tempo suficiente também para conhecer melhor Dom Odilo.

“Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” (Mt 5,37). Logo percebi uma constante na vida de Dom Odilo: firmeza e vigor mental e espiritual.

É um homem de visão. Com sólida base filosófica e teológica, intui imediatamente os grandes desafios da realidade, e os desafios da evangelização. Em resposta, manifesta coragem no enfrentamento dos problemas, e não se omite quando é necessário manifestar opinião e posição. Tem um sentido forte de presença da Igreja no mundo, e se preocupa com a visibilidade da Igreja na sociedade, e de testemunho para formar opinião, de acordo com o Evangelho.

Outro aspecto que se destaca em Dom Odilo é o amor à Igreja e o sentido de comunhão eclesial. Além dos trabalhos na Arquidiocese, se desdobra para servir à Igreja no Brasil e também à Santa Sé, ajudando o Papa em várias comissões de trabalho e outras iniciativas.

O ardor pastoral de Dom Odilo se manifesta no trabalho incansável na vinha do Senhor. Desdobra-se para se fazer presente. Não sei como consegue, mas é comum chegar de viagem intercontinental pela manhã e dirigir-se imediatamente para alguma reunião ou outro compromisso! Certamente encontra na Eucaristia (In meam commemorationem) alimento para a força cotidiana!

Arcebispo e Cardeal, tem consciência da importância institucional que possui como representante da Igreja em vários âmbitos. Da mesma forma, é sensível com os pobres, e se aproxima do povo com simplicidade e acolhimento.

A vivência da colegialidade entre os bispos e com o presbitério foi outro aspecto que me marcou. Sob a liderança de Dom Odilo, pude experimentar também no trabalho com ele, a partilha para o discernimento, a liderança firme e responsável, que reparte responsabilidades, mas acompanha e cobra resultados. Envolvido sempre com inúmeros compromissos, nem por isso se sente desincumbido da responsabilidade que delegou.

Congratulo-me, fraternalmente, com a comemoração dos 10 anos de Dom Odilo como Arcebispo, unindo-me em ação de graças a Deus, na alegria de ter participado também desta história da Igreja de São Paulo.

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB -Bispo Diocesano de Santos

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.