VATICANO

PAPA FRANCISCO

Domingo de Ramos: ‘Coragem, abra o coração ao amor de Deus’

Por Filipe Domingues Especial para O SÃO PAULO
08 de abril de 2020

Nesse momento de dor, Cristo se assemelha a cada um de nós, segundo o Papa, e se colocou a serviço da humanidade.

Celebrada neste ano dentro da Basílica de São Pedro, e não na praça, como de costume, a missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, no dia 5, marcou o início da Semana Santa do Papa Francisco. Em sua pregação, ele refletiu sobre a sensação de abandono sentida por Jesus quando estava na Cruz, após enfrentar a traição, o abandono e a condenação por crimes que não cometeu. Nesse momento de dor, Cristo se assemelha a cada um de nós, segundo o Papa, e se colocou a serviço da humanidade.

O Papa Francisco comparou esse sofrimento ao momento que a humanidade vem vivendo, o da pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus, que já deixou milhares de mortos no mundo todo. “Hoje, no drama da pandemia, diante de tantas certezas que se desfazem, diante de tantas expectativas traídas, no sentido do abandono que nos dá um aperto no coração, Jesus diz a cada um de nós: ‘Coragem. Abra o coração ao meu amor. Você sentirá a consolação de Deus, que o sustenta’.

” Após vivenciar duas situações dolorosas, a traição e o abandono, até mesmo Jesus se sentiu enfraquecido, mostrando-se humano como cada pessoa. “O Senhor conhece nosso coração melhor do que nós, sabe o quanto somos fracos e inconstantes, quantas vezes caímos, quanto cansaço sentimos para levantar, e o quanto é difícil curar certas feridas”, disse o Pontífice.

ABANDONO E SERVIÇO

Ao dizer “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”, Jesus sentiu o abandono dos outros, até mesmo de seus discípulos. Mesmo assim, porém, fez o seu lamento em direção a Deus. “No abismo da solidão, pela primeira vez o chama pelo nome genérico ‘Deus’ e grita forte o ‘por que’”, observou o Papa Francisco.

“Jesus experimentou o abandono total, a situação mais estranha para Ele, para ser solidário a nós. Ele o fez por mim, por ti, por todos nós, e nos fez para dizer: ‘Não tema, você não está sozinho. Provei de toda a sua desolação para estar sempre ao seu lado’”, refletiu o Santo Padre. Desse modo, Jesus se colocou a serviço da humanidade, “caindo no abismo dos nossos sofrimentos mais atrozes”. O Papa Francisco convidou todos os cristãos, em especial os mais jovens, a se colocarem a serviço uns dos outros, inspirando-se no exemplo de Jesus. “Olhem para os verdadeiros heróis que nestes dias vêm à luz, não são aqueles que têm fama, dinheiro e sucesso, mas aqueles que doam a si mesmos para servir os outros”, comentou. “Porque a vida é um dom que se recebe doando-se.”

ORAÇÃO DO ANGELUS

Após a missa, o Papa rezou o Angelus e, novamente, referiu-se aos jovens e pediu a eles que cultivem e testemunhem “a esperança, a generosidade, a solidariedade das quais todos precisamos neste tempo difícil”. Além disso, o Santo Padre recomendou a todos os católicos que acompanhem as celebrações da Semana Santa pelos meios de comunicação e rezando de casa.

“Pensemos espiritualmente nos doentes, nos seus familiares e naqueles que cuidam deles com tanta abnegação. Rezemos pelos mortos, na luz da fé pascal. Cada um está presente em nosso coração, na nossa lembrança, na nossa oração”, disse.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.